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dc.creatorCarvalho, Marco Antônio de
dc.creatorSantiago, Léia Adriana da Silva
dc.date.accessioned2017-07-28T14:19:58Z
dc.date.available2017-07-28T14:19:58Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1299
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.titleFocos distintos da educação profissional em diferentes contextos: da colônia agrícola ao IF goiano Câmpus Cerespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO que se propõe refletir sobre políticas públicas de formação profissional em Goiás, a partir da reconstrução de fragmentos históricos da educação profissional na área de abrangência do Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres – IF Goiano, desde a criação da CANG, na década de 1940 aos dias atuais. A investigação documental, bibliográfica e correlação de fatos históricos permitiu observar que, em diversos momentos, existiram preocupações com educação e profissionalização de jovens, presente desde a fase inicial analisada, pois o colono e sua família eram assistidos por uma rede de escolas rurais. No entanto há que se destacar que, já na década de 1960, a Escola Batista de Ceres desenvolvia ações de educação profissional agrícola de nível fundamental que metodologicamente se aproximava do Sistema Escola-­‐Fazenda. Mais tarde, em 1995, foi criada a Escola Agrotécnica, atual IF Goiano -­‐ Câmpus Ceres, instituição essa que passou por três transformações em sua legislação instituidora, o que trouxe impactos diversos conforme será analisado ao longo do presente texto. Entretanto, considerando sua metodologia de ensino, dentre outros fatores influenciaram, na opinião dos egressos informantes, para o desenvolvimento de um perfil cidadão do mundo.pt_BR


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