dc.creator | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | |
dc.creator | Vital, Tainara Rayanne da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T14:18:50Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T14:18:50Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1297 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Profissionalidade docente | pt_BR |
dc.subject | Concurso público | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.title | A construção da profissionalidade docente para a educação profissional: análise de concursos públicos para docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa mais ampla sobre os elementos da construção da profissionalidade docente na educação profissional. Apresenta-‐se dados iniciais da análise desenvolvida a partir da caracterização dos editais e provas de concursos públicos dos Institutos Federais do Centro-‐oeste dentro do período de 2008 a 2012.Realizamos uma investigação a partir da tríade profissionalização-‐profissionalismo-‐ profissionalidade desvelando como os requerimentos exigidos nos concursos se aproximam ou se distanciam de uma sólida construção da profissionalidade para atuar nessa modalidade. Identificou-‐se os seguintes aspectos:
a) ênfase dada aos conhecimentos específicos em detrimento aos conhecimentos didático-‐pedagógicos, perpassando diferentes etapas dos certames b) a construção de um perfil de pesquisador para o docente e c) a precaridade gerada pela indefinição ou ambigüidade quanto à titulação básica, habilitação pela via da licenciatura e ou a realização de curso de mestrado e doutorado. | pt_BR |