Mostrar registro simples

dc.creatorCruz, Shirleide Pereira da Silva
dc.creatorVital, Tainara Rayanne da Silveira
dc.date.accessioned2017-07-28T14:18:50Z
dc.date.available2017-07-28T14:18:50Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1297
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofColóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.subjectConcurso públicopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleA construção da profissionalidade docente para a educação profissional: análise de concursos públicos para docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa mais ampla sobre os elementos da construção da profissionalidade docente na educação profissional. Apresenta-­‐se dados iniciais da análise desenvolvida a partir da caracterização dos editais e provas de concursos públicos dos Institutos Federais do Centro-­‐oeste dentro do período de 2008 a 2012.Realizamos uma investigação a partir da tríade profissionalização-­‐profissionalismo-­‐ profissionalidade desvelando como os requerimentos exigidos nos concursos se aproximam ou se distanciam de uma sólida construção da profissionalidade para atuar nessa modalidade. Identificou-­‐se os seguintes aspectos: a) ênfase dada aos conhecimentos específicos em detrimento aos conhecimentos didático-­‐pedagógicos, perpassando diferentes etapas dos certames b) a construção de um perfil de pesquisador para o docente e c) a precaridade gerada pela indefinição ou ambigüidade quanto à titulação básica, habilitação pela via da licenciatura e ou a realização de curso de mestrado e doutorado.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples