dc.creator | Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos | |
dc.creator | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T14:17:53Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T14:17:53Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1294 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Governo Fernando Henrique Cardoso | pt_BR |
dc.subject | Governo Lula | pt_BR |
dc.title | A educação profissional no contexto político-ideológico neoliberal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em curso no Programa de Pós-‐Graduação em Educação da PUC-‐GO. Com este artigo, temos por objetivo analisar os princípios neoliberais presentes nas políticas educacionais para a educação profissional a partir de 1990. Por se tratar de uma investigação em andamento, ainda em fase de coleta de dados, as reflexões aqui apresentadas ainda são parciais e provisórias. No processo investigativo, no tratamento das informações, nas interpretações e nas análises dos dados, buscamos os documentos oficiais e os autores como Anderson (1995), Boito Jr.(2005), Filgueiras (2006), dentre outros. A partir de nossa análise, compreendemos que no governo FHC, houve forte presença dos princípios neoliberais nas políticas para a educação profissional. Já no governo Lula, registra-‐se tanto sinais de ruptura, como sinais de continuidade, com relação às políticas implementadas pelo governo FHC, o que revela os limites do processo de criação e políticas de Estado no campo da Educação. | pt_BR |