dc.creator | Rodrigues, Dorisdei Valente | |
dc.creator | Couto, Fausta Porto | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T14:17:24Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T14:17:24Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1292 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Construção coletiva | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos e educação profissional | pt_BR |
dc.title | A arte digital e a construção coletiva do conhecimento como práxis integradoras na educação profissional e educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na era digital os processos de construção do conhecimento demandam mudanças nas práticas educativas em todo o ensino básico, assim como na modalidade da educação profissional. Esse trabalho prepõe reflexões acerca da integração,
Na era digital os processos de construção do conhecimento demandam mudanças nas práticas educativas em todo o ensino básico, assim como na modalidade da educação profissional. Esse trabalho prepõe reflexões acerca da integração, por meio da práxis da construção coletiva do conhecimento com o despertar do ambiente escolar para cultura tecnológica e as produções de arte digital. Pretendemos a partir das vivências no período de 2008 a 2013 no grupo de pesquisa Transiarte na Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, pontuar algumas questões no âmbito do currículo, mais especificamente, a movimentação pela integração das tecnologias e da arte digital, nos seguintes aspectos do ensino e aprendizagem e na sua práxis: pela a construção coletiva, aprendizagem colaborativa e situações problemas desafios. Acreditamos que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão reconhecidas como recurso pedagógico com potencial mediador de inovar as práticas educativas. | pt_BR |