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dc.creatorFloriano, Edna Maria
dc.date.accessioned2021-04-20T21:20:56Z
dc.date.available2020-02-19
dc.date.available2021-04-20T21:20:56Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2006
dc.description.abstractThis paper aims to investigate literacy levels in a Youth and Adult Education class, in the municipality of Canguaretama, state of Rio Grande do Norte, using the Functional Literacy Indicator. Thus, it was methodologically constituted of a qualitative research with bibliographic review, being the construction of the corpus performed by applying questionnaires in the first semester of 2019. In this research, three levels of literacy were obtained: illiterate, rudimentary and elementary. The subjects researched in this modality need opportunities in relation to the use of reading and writing as a social practice for the development of these skills.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIndicador de Alfabetismo Funcionalpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos na perspectiva do indicador de alfabetismo funcionalpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de investigar os níveis de alfabetismo em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, no município de Canguaretama, estado do Rio Grande do Norte, utilizando como suporte o Indicador de Alfabetismo Funcional. Assim posto, o trabalho constituiu-se metodologicamente de uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, sendo a construção do corpus realizada por aplicação de questionários no primeiro semestre de 2019. Nessa investigação, três níveis de alfabetismo foram obtidos: analfabeto, rudimentar e elementar. A partir da investigação realizada, os sujeitos pesquisados poderão ter mais oportunidades em relação ao ensino-aprendizagem da modalidade em questão se diagnósticos forem feitos sobre o uso da leitura e da escrita, como uma prática social, para que haja o desenvolvimento dessas habilidades.pt_BR


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