Navegação Artigos de periódicos por título
Itens para a visualização no momento 32-51 of 100
-
Educação profissional no Brasil: uma trajetória de dualidade e exclusão
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2015-12-30)This paper deals with the use of education in Brazil as a historical strategy of domination, submission and class exclusion. It has the dualism of Brazilian education as its central point, in other words, the separation ... -
El juicio de admisibilidad en el procedimiento administrativo disciplinario federal del Brasil. Análisis a partir ley de delitos de abuso de autoridad
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUruguaiNatal - CentralIFRN, 2021-12-09)It can be said that the purpose of a summary administrative investigation is to enable the robust design of the judgment of admissibility, and to avoid reckless and confusing disciplinary procedures that turn everlasting ... -
ELEMENTUM: lúdico como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem sobre tabela periódica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilApodiIFRN, 2016-01-13) -
Empreendedorismo e inovação tecnológica: uma nova metodologia
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2005)Este trabalho apresenta as políticas desenvolvidas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte para consolidar uma cultura de pesquisa visando à formação de atitudes empreendedoras associada com a ... -
O ensino de função quadrática através de modelagem matemática: uma aplicação utilizando modalidades esportivas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSanta CruzIFRN, 2023-01-18) -
Ensino de língua inglesa e letramento digital: uma análise de atividades em sites gratuitos de idiomas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2017) -
Ensino médio e interdisciplinaridade: reflexões sobre o ensino de Sociologia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilSão Paulo do PotengiIFRN, 2012-05-31)The Interdisciplinarity is debate in educational environment for a long time. In the context of this discussion, the need expressed by most responsible for curriculum organization is the need for the elaboration of ... -
Ensino médio integrado e formação docente: impasses e proposições
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2016-12-01)Brazilian education presents as a mark the divorce between general education and professional formation, theory and practice. This paper presents the Integrated High School (EMI) as a possibility of over coming this ... -
A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2015-07-01)This study aims to examine how adolescents in age-grade and social vulnerability, students of a public school in the municipality of Areia Branca-RN, realize the educational institution where they live. The approach of ... -
Especificação e implementação de um protótipo para gerenciamento de projetos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilJoão CâmaraIFRN, 2013-01-15)The Internet popularization has propitiated an improvement in how people make purchases, obtain information, disseminate their services and a number of other advantages. According to this trend, the Research and Extension ... -
Evasão no ensino à distância: um estudo de caso no curso de segurança do trabalho no campus São Gonçalo do Amarante – RN
(Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga-Portugal., 2013-12)É notável o crescimento quantitativo pelo qual passaram nos últimos anos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por todo o Brasil. No estado do Rio Grande do Norte não foi diferente. Ao se ... -
Fatores que afetam o comportamento ambiental de residentes em destinos turísticos costeiros
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2018-08-28)Brazilian coastal zone is considered a relevant place of visitation, one of the most desirable places for national and international tourists. However, there is significant environmental impact generated by the ... -
Fatores que influenciam na escolha do IFRN: um estudo de caso no campus Ceará-Mirim
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2015-12)Public Management has the primary duty to provide the means to ensure that its services are provided with quality and achieve results. Recognizing this view it is important to develop strategies to identify needs for new ... -
Ferramentas avaliativas disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem usada no planejamento de um curso através do Mapa de Dependências
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilEducação a DistânciaIFRN, 2013-07-01)This paper presents a cognitive classification through of Bloom's taxonomy for the evaluation activities arranged in Virtual Learning Environments. For this we used an algorithm to conduct a survey of the verbs that appear ... -
Flotação com amina: a importância da qualidade da água
(Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2012-12)Amine adsorption is non-specific, occurring due to electrostatic attraction with the surface. So, all cationic species dissolved in water compete with the ion by the negative sites on mineral surface. This shows the ... -
Gestão e avaliação das políticas públicas para educação profissional articulada ao ensino médio (2000-2010)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2015)The paper presents a discursion about the management and evaluation of public policies, with a focus on public policy for the high school and professional education 2000 to 2010 sought to understand how these policies are ... -
O gênero abstract: uma análise dentro dos trabalhos da agroecologia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2017-06)When we write scientific articles, we encounter the abstract genre, a version of the abstract in foreign language that serve to introduce the reader about the contents of the work. The translation of the abstract usually ... -
Gídeo véio vive em nós! Experiências coletivas na revitalização de um museu quilombola no Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCanguaretamaIFRN, 2022-12-13)The struggle of quilombola communities includes the protection of their cultural values and traditions. The quilombola leaders of Serra da Gameleira (São Tomé - RN) have sought to build spaces that allow for the dissemination ... -
Um glossário bilíngue terminológico da Agronomia: um recorte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMossoróIFRN, 2017-12)The glossaries are linguistic instruments, developed for centuries, emerged as a way of register and get to know words. The agronomy as a agricultural science is a rapidly growing sector international ... -
História da Educação Profissional de Jovens e Adultos no Brasil
(Realize Editora, 2014)O presente trabalho configura-se como uma pesquisa bibliográfica que visa apresentar um breve resgate histórico acerca da educação profissional de jovens e adultos no cenário nacional, buscando refletir sobre o ensino ...