Avaliação do processo de implementação do Projovem urbano em Natal/RN: o que dizer da dimensão qualificação profissional?
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo avaliar o processo de implementação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) Urbano em Natal/RN, com enfoque na dimensão qualificação profissional, compreendendo o período entre 2008 e 2012. Como metodologia a pesquisa ancorou-se na perspectiva teórico-crítica sobre avaliação de políticas públicas em educação, buscando investigar que concepções de educação, trabalho, jovem, adultos e trabalhador orientaram o processo de implementação do ProJovem Urbano em Natal/RN; adotamos como referência para tal, o desenho do ProJovem Urbano/2008, em particular a dimensão qualificação profissional conforme apresenta a proposta curricular, que orientam a educação profissional em sua implementação, a partir dos estudos de Draibe (2001), Haddad (2007), Azevedo (2010), Andrade (2010), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005) e Queiroz (2011). Como procedimentos de pesquisa realizamos entrevistas semiestruturadas junto à ex-coordenadoras e com alguns egressos do Programa, bem como na análise documental referente a este programa. Concluímos que o Programa em Natal/RN não cumpriu os objetivos traçados no desenho original e, no que diz respeito à dimensão qualificação profissional, o Programa em Natal/RN não conseguiu implementar o que estava previsto, negando, assim, a premissa de que o ProJovem contribuiria para a inserção dos jovens no mundo do trabalho.