Mostrar registro simples

dc.creatorFlorêncio, Érika de Menezes
dc.date.accessioned2024-04-23T10:32:30Z
dc.date.available2024-04
dc.date.available2024-04-23T10:32:30Z
dc.date.issued2024-01-12
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2624
dc.description.abstractIn this article, we conducted a systematic review carried out on the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), with the aim of analyzing the methods and teaching resources used in the integration of History and Philosophy of Science in the teaching of Physics, especially in high school classes. We begin with a bibliographical survey, followed by a careful selection of scientific works, resulting in the systematic organization of the chosen materials. The guiding question was: What are the dynamics and what are the pedagogical practices adopted in the integration of History and Philosophy of Science into the Physics subject in the high school context? The general objective of this study is to analyze the scientific productions of the last ten years related to the impacts arising from the integration of History and Philosophy of Science (HFC), using systematic review as a methodology. To this end, the following specific objectives were established: identify support material to develop classes using HFC, analyze the situations experienced by teachers, analyze proposals and pedagogical practices. The detailed analysis of the articles revealed relevant conclusions from the authors, showing that the incorporation of History and Philosophy of Science in the teaching of Physics in high school can not only contribute to the development of students' critical thinking, but also stimulate more active participation in the classroom. of class. This is achieved through the use of a variety of teaching resources, emphasizing the importance of diverse pedagogical practices to strengthen the learning process in this area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectHistória e Filosofia da Ciênciapt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.titleA integração da história e filosofia da ciência no ensino de física: uma análise por meio da revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6367050807679903pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.advisor2Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Romênia da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8202627546650395pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Giulliano Jose Segundo Alves
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8908655788509666pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, conduzimos uma revisão sistemática realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o intuito de analisar os métodos e recursos didáticos utilizados na integração da História e Filosofia da Ciência no ensino de Física, especialmente em aulas do ensino médio. Iniciamos com um levantamento bibliográfico, seguido de uma seleção criteriosa de trabalhos científicos, resultando na organização sistematizada dos materiais escolhidos. A pergunta norteadora foi: Qual é a dinâmica e quais são as práticas pedagógicas adotadas na integração da História e Filosofia da Ciência na disciplina de Física no contexto escolar do ensino médio? O objetivo geral deste estudo é analisar as produções científicas dos últimos dez anos relacionadas aos impactos decorrentes da integração da História e Filosofia da Ciência (HFC), utilizando a revisão sistemática como metodologia. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar material de apoio para desenvolver aulas com a utilização da HFC, analisar as situações vivenciadas pelos professores, analisar as propostas e as práticas pedagógicas. A análise detalhada dos artigos revelou conclusões relevantes dos autores, evidenciando que a incorporação da História e Filosofia da Ciência no ensino de Física no ensino médio não apenas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, mas também estimular uma participação mais ativa em sala de aula. Isso é alcançado por meio da utilização de uma variedade de recursos didáticos, enfatizando a importância de práticas pedagógicas diversificadas para fortalecer o processo de aprendizagem nessa área.pt_BR
dc.relation.referencesALCANTARA, M.; BRAGA, M. Elementos histórico-culturais para o ensino dos instrumentos ópticos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.34, n.1, p. 109-130, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p109. Acesso em: 18 de dez. de 2023. BATISTA, C.; PEDUZZI, L. Contextualizando conteúdos científicos fundamentais à compreensão docente e estudantil da relação terra-universo sob a lente epistemológica da solução de problemas de Larry Laudan. Investigações em Ensino de Ciências, v.27, n.2, p. 23-56, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p23. Acesso em: 29 de nov. de 2023. BATISTA, G.; DRUMMOND, J.; FREITAS, D. Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de propostas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.3, p. 663-702, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p663. Acesso em: 28 de nov. de 2023. BATISTA, I. O ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica, Ciência & Educação, v.10, n.3, p. 462, 2004. Disponível em: Acesso em: 14 de out. de 2023. BATISTA, I; COSTA, M. Noções de alunos do ensino médio a respeito da estrutura da matéria: investigação de uma abordagem histórico-didática para o ensino de física de partículas. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v.12, n.2, p. 41-62, 2017. Disponível em: https://www.uel.br/grupo-pesquisa/ifhiecem/arquivos/COSTA2017NocoesDeAlunosDoEnsinoMedioARespeitoDaEstruturaDaM.pdf. Acesso em: 15 de dez. de 2023. FIÚZIA, L.; GUERRA, A. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Revista Ensaio, v.16, n.2, p. 125-145, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/JJxX34zPnMjbKJ6xpkFhk8n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 de nov. de 2023. FREITAS, P.; AUGÉ, P. Ondas eletromagnéticas e visão: material complementar para o ensino médio sob a perspectiva do currículo mínimo do RJ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.12, n.1, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a28. Acesso em: 18 de dez. de 2023. GALVÃO, M.; RICARTE, I. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da lnformação, v.6, n.1, p. 58-59, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 21 de ago. de 2023. GUARNIERI, P. et al. História e filosofia da ciência na educação básica: reflexões a partir da Base Cumum Curricular. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.14, n.2, p. 331-356, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e76590 Acesso em: 29 de nov. de 2023. GUTTMANN, G.; BRAGA, M. A origem do universo como tema para discutir a natureza da ciência no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.2, p. 442-460, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p442. Acesso em: 15 de dez. de 2023. HIDALGO, M.; JUNIOR, Á. Reflexões sobre a inserção da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. História da Ciência e Ensino, v.14, n.2, p. 19-38, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/26106. Acesso em: 01 de dez. de 2023. JANUÁRIO, M.; MASSONI, N. O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno: um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v.4, n.3, p.1268-1286, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12906. Acesso em: 29 de nov. 2023. JARDIM, W.; GUERRA, A. República das letras, academias e sociedades científicas no século XVIII: a garrafa de Leiden e a ciência no ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.34, n.3, p. 774-797, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p774. Acesso em: 03 de dez. de 2023. JUNIOR, W.; ANDRADE, D.; MESQUITA, N. Visões de cientistas e atividade científica na obra ponto de impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de história e filosofia das ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.2, n.1, p. 76-98, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p76. Acesso em: 07 de dez. de 2023. LIMA, T.; MIOTO, R. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica, Revista Katálysis, v.10, n.esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt. Acesso em: 20 de ago. de 2023. LONDERO, L. O modelo atômico de Bohr e as abordagens para seu ensino na escola média. GÓNDOLA, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencia, v.9, n.1, p. 13-37, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7531136. Acesso em: 02 de dez. de 2023. MARTINS, A. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p. 112-131, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056. Acesso em: 12 de nov. de 2023. MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.12, n.3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084/6555. Acesso em: 14 de nov. de 2023 VALADARES, J. Os modelos investigativos atuais no ensino da física e o recurso à história e filosofiada ciência. In: PEDUZZI, L.; MARTINS, A.; FERREIRA, J. (org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 1-374. Disponível em: https://ppgect.ufsc.br/files/2012/11/Temas-de-Historia-e-Filosofia-da-Ciencia-no-Ensino1.pdf. Acesso em: 09 de nov. de 2023. PONTES, G. et al. O papel da história e filosofia no ensino de ciências. In: Congresso Nacional de Educação, 6. Campina Grande, 2019. Anais... Campina Grande: Conedu, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61513. Acesso: 14 e nov. de 2023. RAPOSO, W. História e filosofia da ciência na licenciatura em física, uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.31, n.3, p. 727-728, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n3p722. Acesso: 05 de nov. de 2023. REIS, U.; REIS, J. Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.33, n.3, p. 744-778, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p744. Acesso: 18 de dez. de 2023. RIBEIRO, S.; MOREIRA, M. As dificuldades de inserir história e filosofia da ciência na educação básica: percepções a partir do encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. In: Encontro nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 5. Niterói, 2018. Anais... Niterói: Campus da Praia Vermelha/UFF, 2018. p. 1-10. SILVA, B. Um debate na escola: a história e filosofia da ciência em foco. Física na escola, v.11, n.2, p. 12, 2010. Disponível em: https://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol11-Num2/a051.pdf. Acesso: 11 de nov. de 2023. SILVA, G.; ERROBIDART, N. Termodinâmica e revolução industrial: uma abordagem por meio da história cultural da ciência. História da Ciência e Ensino, v.19, p. 71-97, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/41758. Acesso em: 18 de dez. de 2023. SILVA, H.; MORAES, A. O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de química e física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.2, p. 378-406, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p378. Acesso: 15 de dez. de 2023.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples