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dc.creatorBraga, Josenísia Fernandesaga
dc.date.accessioned2024-03-14T18:05:17Z
dc.date.available2024-03-14T18:05:17Z
dc.date.issued2024-01-02
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2605
dc.description.abstractIn the Seridó Potiguar region, a vocational school stands out for teaching pattern-making and sewing to those who wish to train and enter this job market, due to the potential and current development of this sector in the region. For this reason, the aim of this research was to analyze the perception of students at a vocational school in the area of pattern-making and sewing about the institution's teaching and the possibility of entering the job market. This is a scientific study characterized as descriptive, bibliographical and qualitative. The data was collected using a Google Forms questionnaire, made up of 12 mixed questions, reaching 90 participants, including students and former students of the institution analyzed. The results showed that the school's public is mostly made up of women over the age of 40 who are looking for the course out of personal desire, professional qualification or a moment of therapy. What's more, they consider that they have learned to sew and pattern-make and reveal that they are working in the area, either independently, in their own workshops, or in factories. They also say that the course has contributed to their qualification and entry into the job market, which tends to influence their intention to recommend it to other people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectCosturapt_BR
dc.titlePercepção dos alunos de uma escola de educação profissionalizante sobre o ensino de modelagem e costura e inserção no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Moally Janne de Brito Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4588211284857742pt_BR
dc.contributor.referee1Toitio, Rafael Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5272998020822705pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Juan dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766208302114505pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.description.resumoNa região do Seridó Potiguar, uma escola de educação profissionalizante se destaca no ensino de modelagem e costura para aqueles que desejam se capacitar e adentrar neste mercado de trabalho, em virtude da potencialidade e do atual desenvolvimento desse setor na região. Por este motivo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos alunos de uma escola de educação profissionalizante na área de modelagem e costura sobre o ensino da instituição e possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa científica caracterizada como descritiva, bibliográfica e qualitativa, os dados foram coletados por um questionário do Google Forms, composto por 12 perguntas mistas, tendo alcançado 90 participantes, abrangendo alunos e ex-alunos da instituição analisada. Os resultados mostraram que o público da escola é em sua maior parte composto por mulheres acima de 40 anos que buscam o curso por desejo pessoal, qualificação profissional ou momento de terapia. No mais, consideram que aprenderam a costurar e modelar e revelam que estão atuando na área, seja de forma autônoma, em ateliês próprios, ou dentro de fábricas. Apresentam ainda que o curso contribuiu para sua qualificação e inserção no mercado de trabalho, o que tende a influenciar sua intenção de indica-lo para outras pessoas.pt_BR
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