Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, João Paulo de
dc.date.accessioned2023-12-28T11:14:53Z
dc.date.available2023-12-28T11:14:53Z
dc.date.issued2023-10-30
dc.identifier.citationMELO, João Paulo de. Educação ambiental e sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental numa perspectiva crítica e interativa. Orientadora: Kadydja Karla do Nascimento Chagas. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2571
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro paradidáticopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectSupplementary bookpt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.subjectInteractivitypt_BR
dc.titleEducação ambiental e sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental numa perspectiva crítica e interativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3544439854446946pt_BR
dc.contributor.advisor1Chagas, Kadydja Karla do Nascimento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409854653619871pt_BR
dc.contributor.referee1Chagas, Kadydja Karla Nascimento
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409854653619871pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Leandro Silva
dc.contributor.referee3Silva, Lenina Lopes
dc.contributor.referee4Nicodemo, Leonardo Pivotto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo identificar conteúdos sobre a temática da educação ambiental e sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos tempos, as condições ambientais estão sendo intensamente degradadas. As mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição das águas e dos oceanos, a exploração exorbitante de recursos naturais, a redução da biodiversidade e as doenças são alguns dos principais problemas socioambientais de nosso tempo. Assim, a educação ambiental é considerada uma ferramenta educacional eficaz, capaz de consolidar hábitos de preservação e sustentabilidade. Nessa perspectiva, a educação ambiental e sustentabilidade é uma exigência educacional contemporânea, sendo considerada um elemento permanente e essencial em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação dos recursos naturais do planeta terra e que desde cedo adotem um estilo de vida com atitudes sustentáveis se torna essencial garantir uma educação ambiental e sustentabilidade eficiente nas instituições escolares brasileiras. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, assumindo um caráter descritivo quanto aos objetivos e utilizando-se da pesquisa bibliográfica quanto à coleta de dados. Selecionou-se, como aporte teórico, pensadores que tratem da educação ambiental e sustentabilidade numa perspectiva crítica e interativa, pois entende-se que, para avançar nas questões ambientais, deve-se implementar atividades educativas que potencializem a tomada de iniciativa, a reflexão e a intervenção em contextos socioambientais. Assim, a investigação sobre a educação ambiental e sustentabilidade possibilitou o fornecimento de subsídios na perspectiva da elaboração de um livro paradidático, intitulado de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Água da Vida, sobre a temática da água potável, sendo mais um recurso didático útil para o processo de ensinoaprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade. A escrita deste, pois, consiste em um esforço para contribuir com o ensino-aprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade, colocando ao dispor de professores e alunos um material robusto e inovador, possibilitando uma aprendizagem ambiental crítica, na perspectiva de mitigar os danos causados ao meio ambiente e salvaguardando os recursos naturais para a presente e futuras gerações, e que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, quando envolvidos, tornam-se protagonistas na luta em defesa do meio ambiente.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples