dc.creator | Melo, João Paulo de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-28T11:14:53Z | |
dc.date.available | 2023-12-28T11:14:53Z | |
dc.date.issued | 2023-10-30 | |
dc.identifier.citation | MELO, João Paulo de. Educação ambiental e sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental numa perspectiva crítica e interativa. Orientadora: Kadydja Karla do Nascimento Chagas. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2571 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidad | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Livro paradidático | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | pt_BR |
dc.subject | Supplementary book | pt_BR |
dc.subject | Critical thinking | pt_BR |
dc.subject | Interactivity | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental numa perspectiva crítica e interativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3544439854446946 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chagas, Kadydja Karla do Nascimento | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2409854653619871 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chagas, Kadydja Karla Nascimento | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2409854653619871 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Leandro Silva | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Lenina Lopes | |
dc.contributor.referee4 | Nicodemo, Leonardo Pivotto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem como objetivo identificar conteúdos sobre a temática da educação ambiental e
sustentabilidade para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos tempos, as
condições ambientais estão sendo intensamente degradadas. As mudanças climáticas, o
desmatamento, a poluição das águas e dos oceanos, a exploração exorbitante de recursos
naturais, a redução da biodiversidade e as doenças são alguns dos principais problemas
socioambientais de nosso tempo. Assim, a educação ambiental é considerada uma ferramenta
educacional eficaz, capaz de consolidar hábitos de preservação e sustentabilidade. Nessa
perspectiva, a educação ambiental e sustentabilidade é uma exigência educacional
contemporânea, sendo considerada um elemento permanente e essencial em todos os níveis e
modalidades do processo educativo. Formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação
dos recursos naturais do planeta terra e que desde cedo adotem um estilo de vida com atitudes
sustentáveis se torna essencial garantir uma educação ambiental e sustentabilidade eficiente nas
instituições escolares brasileiras. Nesse sentido, o trabalho apresenta uma pesquisa de natureza
aplicada, com abordagem qualitativa, assumindo um caráter descritivo quanto aos objetivos e
utilizando-se da pesquisa bibliográfica quanto à coleta de dados. Selecionou-se, como aporte
teórico, pensadores que tratem da educação ambiental e sustentabilidade numa perspectiva
crítica e interativa, pois entende-se que, para avançar nas questões ambientais, deve-se
implementar atividades educativas que potencializem a tomada de iniciativa, a reflexão e a
intervenção em contextos socioambientais. Assim, a investigação sobre a educação ambiental
e sustentabilidade possibilitou o fornecimento de subsídios na perspectiva da elaboração de um
livro paradidático, intitulado de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Água da Vida, sobre
a temática da água potável, sendo mais um recurso didático útil para o processo de ensinoaprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade. A escrita deste, pois, consiste em um
esforço para contribuir com o ensino-aprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade,
colocando ao dispor de professores e alunos um material robusto e inovador, possibilitando uma
aprendizagem ambiental crítica, na perspectiva de mitigar os danos causados ao meio ambiente
e salvaguardando os recursos naturais para a presente e futuras gerações, e que os alunos dos
anos iniciais do ensino fundamental, quando envolvidos, tornam-se protagonistas na luta em
defesa do meio ambiente. | pt_BR |