Mostrar registro simples

dc.creatorRabelo, Mirella Costa Batista
dc.date.accessioned2023-11-06T17:54:49Z
dc.date.available2023-11-06T17:54:49Z
dc.date.issued2022-08-25
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2536
dc.description.abstractIn view of the difficulty of studying and learning sciences, which often seems to be something distant from reality, this paper aims to report the vision of a preceptor teacher of the Pedagogical Residency Program (PRP) on the importance of meaningful learning and the use of symbols as facilitators of learning and thus analyze the influence of the use of images in promoting meaningful learning on the topic Bacteria and Cyanobacteria. The nature of the academic work and the methodology used was qualitative, descriptive and based on theoretical references in the field of Ausubel's Meaningful Learning Theory and Semiotics described by Lucia Santaella (1983) and Lucia Santaella and Widried Noth (2015), which bring us important ideas and methodologies for the formation of the educator. Therefore, it can be observed that the discussion about new methodologies in teaching is relevant. However, the use of new methodologies in the discipline of science makes the relationship between teachers of basic education and professors of the academia transcend the walls of the school and classroom, contributing to learning, both in the school space and in the continuing education of teachers and professors. Making use of images to promote meaningful learning brought the students closer to the subject and made teaching more promising in order to show that meaningful learning through images as subsuming elements collaborates to an eminently meaningful learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectNovas Metodologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSignificant Learningpt_BR
dc.subjectNew Methodologiespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleUtilização da semiótica como elemento subsunçor na formação de conceitos e na promoção da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeUse of semiotics as a subsuming element in the formation of concepts and the promotion of meaningful learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647240683184215pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira , Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Kaiser Jackson Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658464698071660pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a dificuldade de estudar e aprender Ciências, que muitas vezes parece ser algo distante da realidade, esse trabalho tem como objetivo relatar a visão de uma professora preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP) sobre a importância da aprendizagem significativa e a utilização de símbolos como meios facilitadores da aprendizagem, e dessa forma analisar a influência do uso de imagens na promoção da aprendizagem significativa do conteúdo de Bactérias e Cianobactérias. A natureza do trabalho e a metodologia usada foram de caráter qualitativo, descritivo e embasada em referenciais teóricos no campo da aprendizagem significativa de Ausubel e da Semiótica descrita por Santaella (1983) e Santaella e Noth (2015), os quais nos trazem ideias e metodologias importantes para a formação do educador. Sendo assim, pode-se observar que é relevante a discussão sobre novas metodologias no ensino. Contudo, a utilização de novas metodologias na disciplina de Ciências faz com que a relação entre os professores da educação básica e os da academia transcenda os muros da escola e da sala de aula, contribuindo na aprendizagem, tanto no espaço escolar como na formação continuada dos professores. Fazer uso de imagens para promover a aprendizagem significativa aproximou os alunos dos conteúdos e tornou o ensino mais promissor de forma a evidenciar que a aprendizagem significativa através de imagens como elementos subsunçores colabora para uma aprendizagem eminentemente significativa.pt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, David Paul. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968. BRUNER, Jerome Seymour. O Processo da Educação. 3ª ed. São Paulo: Nacional, 1973. CASTRO, Bruna Jamila de; COSTA, Priscila Caroza Frasson. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, vol. 6, n. 2, julio-diciembre. 2021. pp. 25-37. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27332268>. Acesso em: 05 mai. 2022. FALCÃO, Gerson Marinho. Psicologia da Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia- saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996. GARCIA, José Joaquim; PALACIOS, Francisco Javier Perales. ¿Cómo usan los profesores de química las representaciones semióticas? Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 5, n. 2, 2006. Disponível em: <Microsoft Word - ART3_Vol5_N2.doc (uvigo.es)>. Acesso em: 10 mai. 2022. GIBIN, Gustavo Bizarria; FERREIRA, Luiz Henrique. A formação inicial em química baseada em conceitos representados por meio de modelos mentais. Quim. Nova, n. 8, v. 33, p. 1809-1814. 2010a. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-40422010000800033>. Acesso em 20 abr. 2022. GIBIN, Gustavo Bizarria; FERREIRA, Luiz Henrique. Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química Nova na Escola, n. 1, v. 35, p. 19-26. 2010b. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_1/04-RSA-87-10.pdf>. Acesso em 20 abr. 2022. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. GRESCZYSCZYN, Marcella Cristyanne Comar et al. A perspectiva semiótica de Pierce para o Ensino e Aprendizagem de Química. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 6, 2017, Florianópolis. 2017. p. 1 - 12. GUIDO, Lúcia de Fátima Estevinho; BRUZZO, Cristina. O uso de imagens nas aulas de ciências naturais. Uberlândia, 2008. p. 43 - 54. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download/20389/10859/0>. Acesso em: 07 abr. 2022. 53 MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. MOREIRA, Marco Antonio; OSTERMANN, Fernanda. Teorias construtivistas. Porto Alegre: UFRGS, 1999. MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa: Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Instituto de Física, Ufrgs, Brasil, 2009. 70 p. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2022. ONTORIA, Antonio et al. Aprender com mapas mentais: Uma estratégia para pensar e estudar, 1ª ed., Mdras: São Paulo, 2008. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. (Guimarães, F.M., Trad.). Petrópolis: Vozes, 1973. PIAGET, Jean. A teoria de Jean Piaget. In: CARMICHAEL, Leonard. Manual de psicologia da criança. São Paulo: EPU/USP, 1977, v. 4, p. 71-116. PIOVESAN, Josieli et al. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Santa Maria: UFSM, 2018. E-book. Disponível em: <https://docplayer.com.br/146852761-Psicologia-do-desenvolvimento-e-da-aprendizagem-autoras-josieli-piovesan-juliana-cerutti-ottonelli-jussania-basso-bordin-lais-piovesan.html>. Acesso em: 03 fev. 2022. ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. 5. Ed. São Paulo: Martins, 2001. SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. SANTAELLA, Lucia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1997 - 9. reimpressão, 2015. USBERCO, João et al. Companhia das Ciências. São Paulo: Saraiva, 2015. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Psicologia da arte. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples