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dc.creatorSantos, Estefane Souza
dc.date.accessioned2023-11-06T17:02:59Z
dc.date.available2023-11-06T17:02:59Z
dc.date.issued2023-04-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2533
dc.description.abstractMotivation is understood as a determining factor in the effectiveness of the student's learning process, on the other hand, its absence is one of the indicators that can lead to problems, from adaptation to staying at the university, and is also one of the factors responsible for dropout . Therefore, there is a need to develop studies that focus on students in the permanence process, considering their socioeconomic and psychological issues. The objective of the present work is to investigate the motivational profile of the students of the Degree in Chemistry at the IFRN Campus Pau dos Ferros through the Academic Motivation Scale (EMA). To this end, a survey was carried out on the socioeconomic and motivational profile of these students, through a questionnaire organized into three sections: the first, consisting of the Free and Informed Consent Form, the second, with the socioeconomic questionnaire and the third with the Scale of Academic Motivation (EMA) by theorists Guimarães and Bzuneck (2008). A total of 62 students (54.8% female and 45.2% male) with active enrollment in the Chemistry Degree course participated in the research. As a result, it was found that the representative group of students come mainly from public schools (98.4%), with an age range of 18 to 36 years and about 58.1% of students have an income of up to 1, 5 minimum wage. In motivational terms, it was observed that the majority public showed a strong tendency to Extrinsic Motivation by Integrated Regulation, which describes a self-determined behavior, whose actions are well directed and there is attribution of value in the activities carried out, consequently the students also presented an academic performance with an average equivalent to 71.28, indicating that the students had a good academic performance. In this way, the importance of studying motivation is understood, from the most personal aspects to the institutional aspects, given that, with this, it is possible to establish ways to overcome or mitigate the impacts of this problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEscala de motivação acadêmicapt_BR
dc.subjectPerfil socioeconômicopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectAcademic motivation scalept_BR
dc.subjectSocioeconomic profilept_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.titleEstudo da motivação dos estudantes de licenciatura em química do IFRN - Campus Pau dos Ferrospt_BR
dc.title.alternativeStudy of the motivation of chemistry undergraduate students at IFRN campus Pau dos Ferrospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4396023083967444pt_BR
dc.contributor.advisor1Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6693-9761pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416876292590430pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1228-4007pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5116011229947026pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Oberto Grangeiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497692131946494pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Francisca Natália da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797788504989445pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoA motivação é compreendida como um fator determinante na efetividade do processo de aprendizagem do aluno, por outro lado, sua ausência é um dos indicativos que podem levar a problemas, desde a adaptação até a permanência na universidade, sendo também um dos fatores responsáveis pela evasão. Portanto, vê-se a necessidade de desenvolver estudos que visem o aluno como enfoque no processo de permanência considerando suas questões socioeconômicas e psicológicas. O objetivo do presente trabalho consiste em investigar o perfil motivacional dos alunos do curso de Licenciatura em Química do IFRN Campus Pau dos Ferros através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Para tanto, foi realizado um levantamento acerca do perfil socioeconômico e motivacional desses estudantes, através de um questionário organizado em três seções: a primeira, constituída pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a segunda, com o questionário socioeconômico e a terceira com a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) dos teóricos Guimarães e Bzuneck (2008). Participaram da pesquisa 62 estudantes (54,8% do sexo feminino e 45,2% do sexo masculino) com matrículas ativas no curso de Licenciatura em Química. Como resultado, obteve-se que, o grupo representante de alunos são oriundos principalmente de escolas públicas (98,4%), contendo faixa etária de 18 a 36 anos e cerca de 58,1% dos estudantes apresentam renda de até um 1,5 salário mínimo. Em termos motivacionais, observou-se que o público majoritário apresentou forte tendência a Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, a qual descreve um comportamento autodeterminado, cujas ações são bem direcionadas e há atribuição de valor nas atividades realizadas, consequentemente os alunos também apresentaram um rendimento acadêmico com média equivalente a 71,28, indicando que os estudantes apresentaram um bom rendimento acadêmico. Dessa forma, entende-se a importância do estudo da motivação desde os aspectos mais pessoais aos aspectos institucionais, dado que, com isso é possível estabelecer caminhos para superar ou amenizar os impactos dessa problemática.pt_BR
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