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dc.creatorGomes, Livia
dc.date.accessioned2023-10-27T13:49:34Z
dc.date.available2023-10-27
dc.date.available2023-10-27T13:49:34Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.identifier.isbn978-85-8333-307-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2510
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.titleDesigualdade de gênero e o lugar da mulher na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEsta produção analisa as condições materiais e os desafios enfrentados por mulheres estudantes da educação profissional e tecnológica matriculadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mais especificamente a partir de um recorte feito com alunas do Campus Natal Central. O estudo busca refletir sobre as condições de permanência e êxito destas mulheres da classe trabalhadora no IFRN, debruçando-se sobre os desafios enfrentados por elas em uma sociedade classista, racista e patriarcal e considerando o contexto do Brasil atual. As análises partiram de noções como “patriarcado” e “educação”, buscando refletir, com embasamento histórico, como o modelo educacional atual e as políticas governamentais tratam a questão da educação voltada à diversidade e a equidade dos sujeitos. Ademais, também se discute como as desigualdades patriarcais de gênero se apresentam no espaço escolar do IFRN Campus Natal Central e como são percebidas pelas estudantes.pt_BR


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