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dc.creatorAmorim, Christian Matheus Bertoldo Ribeiro de
dc.date.accessioned2023-10-09T23:33:33Z
dc.date.available2023-10-09T23:33:33Z
dc.date.issued2023-08-01
dc.identifier.citationAMORIM, Christian Matheus Bertoldo Ribeiro de. Análise dos efeitos da pandemia da Covid-19 na aprendizagem da geografia em turmas do 1º ano do ensino médio. Orientador: José Mateus do Nascimento. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2498
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Geografiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnseñanza Remota de Emergenciapt_BR
dc.subjectAprendizaje - Geografíapt_BR
dc.subjectAprendizaje significativopt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos da pandemia da Covid-19 na aprendizagem da geografia em turmas do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576499737443752pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, José Mateus do Nascimento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira
dc.contributor.referee2Gonçalves, Francisco Ednardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoLevando em consideração toda a problemática que circunda a pandemia da COVID-19, uma transformação no método de ensino foi necessária e incisiva. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxe ao olhar ainda mais visível de todos, uma realidade educacional, evidenciando implicações na aprendizagem, com dificuldades já existentes, que se expandiram repentinamente durante esse período. Este trabalho, realizado com os alunos das turmas do 1º ano do Ensino médio, dos anos de 2020 e 2021, no período matutino da Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, tem como objetivo geral de analisar os efeitos advindos da emergência de saúde pública causados pela pandemia da COVID-19 no âmbito do processo de aprendizagem dos conceitos de espaço geográfico, lugar, paisagem, território, região da disciplina de Geografia. Para tanto, buscamos identificar os possíveis fatores que dificultaram circunstancialmente o processo de aprendizagem dos conceitos necessários à ciência geográfica, como também, compreender se os conceitos geográficos trabalhados durante o período pandêmico foram compreensíveis aos estudantes, para que assim pudéssemos avaliar se as ações frente à pandemia da COVID-19 e referentes ao processo de aprendizagem no ensino médio foram suficientes para mitigar as dificuldades surgidas. Como metodologia foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, dissertações e teses, com intuito de realizar um levantamento do material necessário para o embasamento e compreensão do assunto abordado na pesquisa; acessos à sítios eletrônicos e pesquisa documental, para criar um domínio acerca da pandemia da COVID-19 e de seus efeitos em um contexto geral e em contexto específico educacional; estudo de caso nas turmas anteriormente citadas, afim de coletarmos e analisarmos a situação específica do interior, exploramos as informações obtidas a partir do questionário com 16 perguntas aplicado aos alunos; e paralelamente, a realização de entrevista semiestruturada com a coordenação escolar. Os resultados nos evidenciam que as mudanças provenientes da pandemia da COVID-19 afetaram o cotidiano escolar, abalando significativamente a estrutura de aprendizagem de conceitos geográficos. E apesar de tudo, na ótica dos alunos, as ações da escola frente à pandemia foram suficientes. Ademais, não é possível mudar definitivamente a sucessão de eventos e ações que ocorreram a partir da pandemia, mas é necessário ter uma prospecção ou perspectiva de futuro, em relação às novas demandas educacionais, relacionadas às crises sanitárias ou não.pt_BR
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