dc.creator | Aragão, Rony Almeida | |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:23:37Z | |
dc.date.available | 2022-06-23 | |
dc.date.available | 2023-06-27T17:23:37Z | |
dc.date.issued | 2022-03-29 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2419 | |
dc.description.abstract | The expansion of methodologies and pedagogical strategies highlights the
importance of an in-depth study of cognitive development processes, as well as the
educational actions that permeate educational learning environments. Among the
teaching concepts and active methodologies that contribute to the construction of
knowledge in the teaching of natural sciences, we can mention the playful practices
and contextualization that enhance autonomy, creativity and critical thinking about the
scientific concepts worked (SILVA, 2015; BENEDETTI FILHO; CAVAGIS;
CARVALHO, 2020). With this, the action of drawing based on playfulness can provide
the transposition of the knowledge assimilated by the students, also acting as a form
of expression of feelings and meanings (TELLES; SILVA, 2012). Therefore, the
present work aims to analyze the artistic and scientific representations produced by
students about the content of combustion reaction. The project was applied in a 4th
year class (morning) of the integrated technical high school in Informatics of the IFRN
- Pau dos Ferros campus. For the execution of the work, 3 steps were elaborated,
sequenced in: i. presentation of the activity plan and flipped classroom; ii.
development; and iii. socialization and evaluation of fictional characters. In view of the
results obtained, the constructive role of playful, contextualized and drawing practices
in the learning process and conceptual elaboration of the students was observed, as
there was the construction of illustrations and fictional characters with the intrinsic
characteristics of the renewable and non-renewable fuels studied. . Thus, the applied
Didactic Sequence (DS) becomes a viable didactic-pedagogical alternative for the
teaching of natural sciences as for other areas of knowledge, since it facilitates the
understanding and transposition of thoughts and meanings provided by learning in
science. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química. Estratégias de ensino. Criatividade. Reação de combustão. | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.title | FICÇÃO COMBUS: PERSONIFICANDO COMBUSTÍVEIS ATRAVÉS DO CONTEÚDO REAÇÃO DE COMBUSTÃO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7091749997459903 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0416876292590430 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Francisca Natália | |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Ulysses Vieira da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pau dos Ferros | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A ampliação de metodologias e de estratégias pedagógicas evidencia a
importância sobre um estudo aprofundado dos processos de desenvolvimento
cognitivo, bem como, das ações educativas que perpassam os ambientes
educacionais de aprendizagem. Dentre as concepções de ensino e metodologias
ativas que contribuem para a construção do conhecimento no ensino de ciências da
natureza, pode-se citar as práticas lúdicas e a contextualização que potencializam a
autonomia, a criatividade e o pensamento crítico sobre os conceitos científicos
trabalhados (SILVA, 2015; BENEDETTI FILHO; CAVAGIS; CARVALHO, 2020). Com
isso, a ação de desenhar alicerçada a ludicidade pode proporcionar a transposição
dos conhecimentos assimilados pelos estudantes, atuando também como uma forma
de expressão de sentimentos e significados (TELLES; SILVA, 2012). Portanto, o
presente trabalho tem como objetivo analisar as representações artísticas e científicas
produzidas pelos estudantes sobre o conteúdo reação de combustão. O projeto foi
aplicado em uma turma de 4º ano (matutino) do ensino médio técnico integrado em
Informática do IFRN - campus Pau dos Ferros. Para a efetivação do trabalho foram
elaboradas 3 etapas, sequenciadas em: i. apresentação do plano de atividades e sala
de aula invertida; ii. desenvolvimento; e iii. socialização e avaliação dos personagens
fictícios. Diante dos resultados obtidos, observou-se a função construtiva das práticas
lúdicas, contextualizadas e de desenhar no processo de aprendizagem e elaboração
conceitual dos estudantes, pois houve a construção de ilustrações e de personagens
fictícios com as características intrínsecas dos combustíveis renováveis e não
renováveis estudados. Assim, a Sequência Didática (SD) aplicada torna-se uma
alternativa didático-pedagógica viável para o ensino de ciências da natureza como
para demais áreas do conhecimento, uma vez que, facilita a compreensão e
transposição de pensamentos e significados propiciados pela aprendizagem em
ciências. | pt_BR |