Mostrar registro simples

dc.creatorAragão, Rony Almeida
dc.date.accessioned2023-06-27T17:23:37Z
dc.date.available2022-06-23
dc.date.available2023-06-27T17:23:37Z
dc.date.issued2022-03-29
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2419
dc.description.abstractThe expansion of methodologies and pedagogical strategies highlights the importance of an in-depth study of cognitive development processes, as well as the educational actions that permeate educational learning environments. Among the teaching concepts and active methodologies that contribute to the construction of knowledge in the teaching of natural sciences, we can mention the playful practices and contextualization that enhance autonomy, creativity and critical thinking about the scientific concepts worked (SILVA, 2015; BENEDETTI FILHO; CAVAGIS; CARVALHO, 2020). With this, the action of drawing based on playfulness can provide the transposition of the knowledge assimilated by the students, also acting as a form of expression of feelings and meanings (TELLES; SILVA, 2012). Therefore, the present work aims to analyze the artistic and scientific representations produced by students about the content of combustion reaction. The project was applied in a 4th year class (morning) of the integrated technical high school in Informatics of the IFRN - Pau dos Ferros campus. For the execution of the work, 3 steps were elaborated, sequenced in: i. presentation of the activity plan and flipped classroom; ii. development; and iii. socialization and evaluation of fictional characters. In view of the results obtained, the constructive role of playful, contextualized and drawing practices in the learning process and conceptual elaboration of the students was observed, as there was the construction of illustrations and fictional characters with the intrinsic characteristics of the renewable and non-renewable fuels studied. . Thus, the applied Didactic Sequence (DS) becomes a viable didactic-pedagogical alternative for the teaching of natural sciences as for other areas of knowledge, since it facilitates the understanding and transposition of thoughts and meanings provided by learning in science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Química. Estratégias de ensino. Criatividade. Reação de combustão.pt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleFICÇÃO COMBUS: PERSONIFICANDO COMBUSTÍVEIS ATRAVÉS DO CONTEÚDO REAÇÃO DE COMBUSTÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7091749997459903pt_BR
dc.contributor.advisor1Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0416876292590430pt_BR
dc.contributor.referee1Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
dc.contributor.referee2Silva, Francisca Natália
dc.contributor.referee3Ferreira, Ulysses Vieira da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA ampliação de metodologias e de estratégias pedagógicas evidencia a importância sobre um estudo aprofundado dos processos de desenvolvimento cognitivo, bem como, das ações educativas que perpassam os ambientes educacionais de aprendizagem. Dentre as concepções de ensino e metodologias ativas que contribuem para a construção do conhecimento no ensino de ciências da natureza, pode-se citar as práticas lúdicas e a contextualização que potencializam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico sobre os conceitos científicos trabalhados (SILVA, 2015; BENEDETTI FILHO; CAVAGIS; CARVALHO, 2020). Com isso, a ação de desenhar alicerçada a ludicidade pode proporcionar a transposição dos conhecimentos assimilados pelos estudantes, atuando também como uma forma de expressão de sentimentos e significados (TELLES; SILVA, 2012). Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as representações artísticas e científicas produzidas pelos estudantes sobre o conteúdo reação de combustão. O projeto foi aplicado em uma turma de 4º ano (matutino) do ensino médio técnico integrado em Informática do IFRN - campus Pau dos Ferros. Para a efetivação do trabalho foram elaboradas 3 etapas, sequenciadas em: i. apresentação do plano de atividades e sala de aula invertida; ii. desenvolvimento; e iii. socialização e avaliação dos personagens fictícios. Diante dos resultados obtidos, observou-se a função construtiva das práticas lúdicas, contextualizadas e de desenhar no processo de aprendizagem e elaboração conceitual dos estudantes, pois houve a construção de ilustrações e de personagens fictícios com as características intrínsecas dos combustíveis renováveis e não renováveis estudados. Assim, a Sequência Didática (SD) aplicada torna-se uma alternativa didático-pedagógica viável para o ensino de ciências da natureza como para demais áreas do conhecimento, uma vez que, facilita a compreensão e transposição de pensamentos e significados propiciados pela aprendizagem em ciências.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples