Mostrar registro simples

dc.creatorBezerra, Cláudia Costa
dc.date.accessioned2023-06-20T15:04:49Z
dc.date.available2023-06-20T15:04:49Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.identifier.citationBEZERRA, Cláudia Costa. Marketing no setor público: um estudo de caso do IFRN como instituição de educação superior. Orientador: Lenin Cavalcanti Brito Guerra. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2407
dc.description.abstractThe present research has as its general objective making a diagnostic over the perception of the “Potiguar” population about the Federal Institute of Education, Science, Technology of the Rio Grande do Norte – IFRN as an institution of high education - IHE. The research was made in the cities of Natal, capital of the state of Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante, located in the metropolitan region of Natal and Mossoró, the second biggest city of the state and it is located in the west region. In this perspective, three specific objectives were stablished to complete this research: introduce the complete historic of the IFRN’s development as an IHE; identify the institutional image the society has about the IFRN and identify the challenging that leads to the institutional image. In the theoretical referential, the covered themes related to the Brazilian education were the historic and revolution; federal technologic education web; creation of the Federal Centers of Technologic Education – CEFETs and the IHEs; and about marketing in the public service. Some highlighted authors are Abreu Filho (2016), Anísio Teixeira (1989), Guerra (2015), Kotler (2000), LDB (1996), Lei 11.892 (2008), Las Casas (2009), MEC (2014), Portal IFRN (2016/2017) and Santos (2009). In relation to the methodology, it is an exploratory research, descriptive, qualitative and quantitative because the presented data helped in the precision of the results. The data was obtained through the application of 135 forms, 45 in each city. The population sample of the three contemplated cities in this research for the data gathering was non-probabilistic for convenience and stratified. Although the majority of the respondents did not recognized the IFRN as an offeror of high level courses, the research showed a good evaluation because they showed trust in the quality and credibility of this educational institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectIFRNpt_BR
dc.subjectMarketing no setor públicopt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectMarketing in the public servicept_BR
dc.titleMarketing no setor público: um estudo de caso do IFRN como instituição de educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855963921757968pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855963921757968pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855963921757968pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Lenin Cavalcanti Brito
dc.contributor.referee2Camelo, Gerda Lúcia Pinheiro
dc.contributor.referee3Medeiros, Jássio Pereira de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar a percepção da população potiguar sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) como instituição de educação superior (IES), a pesquisa foi feita nos municípios do Natal, capital do estado, São Gonçalo do Amarante, localizado na região metropolitana da capital e Mossoró, a segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Norte, localizada na região oeste. Nesse sentido foram estabelecidos três objetivos específicos, a fim de complementar a pesquisa: apresentar todo o histórico e desenvolvimento do IFRN como IES; identificar a imagem institucional que a sociedade possui do IFRN e Identificar os desafios que levam a imagem institucional. No referencial teórico, os temas relacionados a educação brasileira tratam sobre o histórico e evolução da educação superior no Brasil; Rede Federal de Educação Tecnológica; a criação dos CEFETS e IES e sobre o marketing no serviço público. Entre outros autores destacamos: Abreu Filho (2016), Anísio Teixeira (1989), Guerra (2015), Kotler (2000), LDB (1996), Lei 11.892 (2008), Las Casas (2009), MEC (2014), Portal IFRN (2016/2017) e Santos (2009). No tocante à metodologia, tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa, pois apresentou dados que auxiliaram na precisão dos resultados. Os dados foram obtidos foram através da aplicação de 135 formulários, 45 em cada município. A amostra para a coleta de dados foi não probabilística por conveniência e estratificada da população dos três municípios contemplados com a pesquisa. A pesquisa mostrou uma boa avaliação, mesmo que, a maioria dos respondentes não reconheceram o referido Instituto Federal, como ofertante de cursos de nível superior, eles mostraram confiança na qualidade e na credibilidade desta instituição de ensino.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples