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dc.creatorOliveira, Amanda Ionara Farias de
dc.date.accessioned2023-04-28T15:00:08Z
dc.date.available2023-04-28T15:00:08Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda Ionara Farias de. Tecendo um olhar sobre a inclusão de estudantes cotistas no curso de Licenciatura em Geografia no Campus Natal Central - IFRN. Orientador: José Mateus do Nascimento. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2349
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia. Lei de cotas. Ensino Superior. Educação. Inclusãopt_BR
dc.titleTecendo um olhar sobre a inclusão de estudantes cotistas no curso de Licenciatura em Geografia do Campus Natal Central - IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568363558376131pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, José Mateus do Nascimento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maria do Socorro da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0059110378589505pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Audalina Ribeiro
dc.contributor.referee2Medeiros, Gilene Moura Cavalcante de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um olhar sobre a inclusão de estudantes cotistas no curso de Licenciatura em Geografia do IFRN-CNAT, baseado na legislação da política pública de ação afirmativa, Lei nº 12.711, e na relação da Geografia com as conquistas dos movimentos sociais. Para tecer esse olhar, a metodologia aplicada tem fundamento na pesquisa de cunho social, iniciando a partir da pesquisa bibliográfica para dialogar com autores sobre a legislação, contextualizar a construção territorial do Brasil e fomentar a relação da Geografia com os movimentos sociais. Depois a pesquisa documental cujas informações levaram a escolha da turma participante da pesquisa, e em seguida a aplicação do questionário para coletar os dados-fios que irão bordar o olhar sobre a inclusão dos (as) estudantes através da ótica das pessoas questionadas sobre como entendem a lei de cotas para acesso ao ensino superior, se identificam desafios para a permanência e conclusão, e também se para eles (as) há relação da Geografia com essa legislação. Os resultados obtidos acentuaram que a inclusão de estudantes cotistas representam avanços na sociedade brasileira e repara o contexto histórico da população excluída na sociedade e discriminada por sua raça/etnia, cor, e condição econômica quanto ao acesso nas instituições de ensino superior, no entanto, demonstraram que a permanência ainda é fator que é impossibilita o êxito desses estudantes concluírem com bons rendimentos acadêmicos. Desse modo, o olhar que foi tecido, compreende que a educação é uma ferramenta que possibilita transformações na humanidade, e que quando essa educação é inclusiva, torna-se possível ter uma sociedade com mais equidade social e democracia econômicapt_BR
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