Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, José Daniel de Lima
dc.date.accessioned2023-03-30T18:07:26Z
dc.date.available2023-03-30T18:07:26Z
dc.date.issued2023-02-14
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2335
dc.description.abstractGeometry has been studied throughout human history by various peoples, each of whom has developed methods for solving problems involving areas of different plane figures such as triangles. In the 21st century it is already possible to solve mathematical and geometric problems using digital technologies. The objective of this work is to carry out a bibliographical research on the subject: solving problems with triangles and their congruences, in search of theoretical foundations to build a didactic proposal for teaching plane geometry, with the help of Geogebra as an educational resource, to improve the learning of high school students. The use of digital technologies for teaching mathematics and its languages according to the normative orientations of Brazil, through information technology, is considered as important, aiming at overcoming didactic obstacles between teachers and students. The methodology for achieving the objective is qualitative and was developed through bibliographic research and internet research to support the applied perspective. The procedures are found in a literature review that addressed three aspects, the history of plane geometry, plane geometry and the teaching of plane geometry in high school, as well as the state of knowledge about academic production in Brazil on the subject, highlights in this production, the use of Geogebra is used, software that has tools that allow approaching various contents of mathematics, especially geometry, and which will be used in the didactic proposal. This proposal has in its composition a didactic sequence of five classes of approximately 45 minutes each, on the contents of law of sines, law of cosines and cases of congruence between triangles. It is considered that this monograph can contribute to Basic Education teachers who want to apply the proposal, as it brings together a bibliographic review and other studies on the subject in a single space, in addition to collaborating so that High School students can improve their learning about geometry flat using GeoGebra in their studies on solving problems with triangles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCongruênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectTriângulospt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.titleResolução de triângulos e suas congruências: uma proposta didática para o ensino médio utilizando o geogebrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548958807005205pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Emanuel Adriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Jamerson Fernando Confort
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0146026442776809pt_BR
dc.contributor.referee2Lucena, Bruna Emanuelly Pereira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoA geometria vem sendo estudada ao longo da história da humanidade por vários povos, cada um deles desenvolveu métodos para resolução de problemas que envolvem áreas das diversas figuras planas como os triângulos. No século XXI já é possível resolver problemas matemáticos e geométricos utilizando tecnologias digitais. Objetiva-se, neste trabalho, realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema: resolução de problemas com triângulos e suas congruências, em busca de fundamentos teóricos para construir uma proposta didática para o ensino de geometria plana, com o auxílio do Geogebra como recurso educacional, visando melhorar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio. Aborda-se como importante o uso de tecnologias digitais para o ensino de matemática e suas linguagens conforme as orientações normativas do Brasil, por meio da informática, almejando-se a superação de obstáculos didáticos entre professores e alunos. A metodologia para o alcance do objetivo tem caráter qualitativo e foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e pesquisa na internet para fundamentar a perspectiva aplicada. Os procedimentos se encontram em uma revisão de literatura que abordou três vertentes, a história da geometria plana, a geometria plana e o ensino da geometria plana no Ensino Médio, bem como no estado do conhecimento acerca da produção acadêmica no Brasil sobre a temática, destaca-se nessa produção o uso do Geogebra, software que possui ferramentas que permitem abordar diversos conteúdos de matemática, especialmente de geometria, e que será usado na proposta didática. Essa proposta tem na sua composição uma sequência didática de cinco aulas de aproximadamente 45 minutos cada, sobre os conteúdos de lei dos senos, lei dos cossenos e os casos de congruências entre triângulos. Considera-se que, essa monografia poderá contribuir com professores da Educação Básica que queiram aplicar a proposta, pois reúne revisão bibliográfica e outros estudos sobre o tema em um só espaço, além de colaborar para que alunos do Ensino Médio possam melhorar suas aprendizagens sobre geometria plana utilizando o GeoGebra em seus estudos sobre resolução de problemas com triângulos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples