Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Luiz Carlos da Silva
dc.date.accessioned2023-03-30T17:15:28Z
dc.date.available2023-03-30T17:15:28Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2334
dc.description.abstractThe concept of a function is fundamental not only to Mathematics, but to science in general. Thus, in view of issues that involve difficulties in learning this concept, the objective is to study the functions through a bibliographical research in order to build a didactic proposal using Excel as a pedagogical tool. The validation of the use of digital technologies guided by the National Common Curricular Base (BNCC) (BRASIL, 2018) and its proposals for teaching mathematics and its technologies, as well as the competences and abilities foreseen for High School are problematized in the analyzes that deal with the use of digital technologies as a way of diversifying teaching methodologies. The methodology adopted to achieve the general objective is of a qualitative nature and the research was developed through bibliographical and documentary research, and internet research of the state of knowledge type, in view of the applied perspective. The research highlights the feasibility of teaching functions found in the state of knowledge in six studies that use the following technologies: GeoGebra, Wolfram Alpha, Excel and Winplot. This highlight enabled the elaboration of the proposal considering these previous studies, and it brings Excel as a teaching tool. Finally, it is expected that the teaching of functions using Excel, specifically with polynomial functions 1º and 2º degree, will provide and contribute to the development of teaching in this area of mathematics, expanding the didactic resources used during teaching, and encouraging students to develop a learning process significant, so that in the teaching process they can think and discuss ideas about functions, their concept and definitions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConceito de funçõespt_BR
dc.subjectExcelpt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectTecnologias de ensinopt_BR
dc.subjectRepresentação gráfico-geométricapt_BR
dc.titleO ensino do conceito de função com uso do excel em uma proposta didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784809609525666pt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Emanuel Adriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee1Gobbi, Cristiano Rodrigo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176381727914421pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Rosângela Alves de Aquino
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7622262464383012pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO conceito de função é fundamental não só para a Matemática, mas para a ciência em geral. Assim, tendo em vista questões que envolvem dificuldades no aprendizado desse conceito, objetiva-se estudar as funções por meio de uma pesquisa bibliográfica a fim de construir uma proposta didática utilizando o Excel como ferramenta pedagógica. A validação do uso de tecnologias digitais pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e suas propostas para o ensino de matemática e suas tecnologias, bem como as competências e habilidades previstas para o Ensino Médio são problematizadas nas análises que tratam do uso de tecnologias digitais como forma de diversificar as metodologias de ensino. A metodologia adotada para atingir o objetivo geral é de natureza qualitativa e a pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e pesquisa na internet do tipo estado do conhecimento, tendo em vista a perspectiva aplicada. A pesquisa destaca a viabilidade do ensino de funções encontradas no estado do conhecimento em seis estudos que utilizam as seguintes tecnologias: GeoGebra, Wolfram Alpha, Excel e Winplot. Esse destaque possibilitou a elaboração da proposta considerando esses estudos anteriores, e esta traz o Excel como ferramenta didática. Por fim, espera-se que o ensino de funções utilizando o Excel, especificamente com funções polinomiais de 1º e 2º grau, proporcione e contribua para o desenvolvimento do ensino nesta área da matemática, ampliando os recursos didáticos utilizados durante o ensino, e estimulando os alunos a desenvolverem uma aprendizagem significativa, de modo que no processo de ensino possam pensar e discutir ideias sobre funções, seu conceito e definições.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples