| português (Brasil)English | A-AA+
    • português (Brasil)
    • English
  • Enviar Arquivo
  • Portal IFRN
  • Navegar  
    • Comunidades e Coleções
    • Por data do documento
    • Autores
    • Títulos
    • Assuntos
  • Sobre
  • Ajuda  
    • Em Construção
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos acadêmicos e técnicos
  • Defendidos no IFRN
  • Trabalho de conclusão de curso de graduação
  • Licenciatura em Informática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos acadêmicos e técnicos
  • Defendidos no IFRN
  • Trabalho de conclusão de curso de graduação
  • Licenciatura em Informática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

Libras IFZN: desenvolvendo um aplicativo inclusivo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Libras-IFZN-desenvolvimento_2019_TCC.pdf (890.6Kb)
Data
2019
Autor
Oliveira, Moisés Abraão Sousa de
Metadado
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a apresentar o processo de criação e desenvolvimento do Aplicativo LIBRAS IFZN, elaborado por alunos do curso de Licenciatura em Informática do IFRN, campus Natal Zona Norte, como atividade avaliativa da disciplina de Língua Brasileira de Sinais. Fundamentados nos estudos de GIL (2008), nos apoiamos nos ditames metodológicos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratória. Embasados nos estudos de Oliveira e Silva (2013), sobre a educação de Surdos e seu trajeto histórico e filosófico; e B'far (2005), sobre o conceito de Aplicativo, descrevemos as etapas de desenvolvimento do App, analisamos as contribuições do referido aplicativo no processo de inclusão, e refletimos sobre os limites e possíveis avanços em sua utilização, o que nos levou a concluirmos que, o LIBRAS IFZN, pode ser um recurso de grande potencial, em especial no campo educacional, contribuindo junto a prática docente no campo da informática, por ser de fácil acesso e de manuseio simples e intuitivo, e por seu alcance, tanto na Língua Portuguesa como na Língua de Sinais, numa perspectiva inclusiva, entre ouvintes e Surdos.
URI
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2191
Coleções
  • Licenciatura em Informática
Entre em contato | Deixe sua opinião
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2015 
 
Entre em contato | Deixe sua opinião
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2015