dc.creator | Silva, Maciel Florêncio da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T17:17:25Z | |
dc.date.available | 2021-08-12 | |
dc.date.available | 2021-09-01T17:17:25Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2072 | |
dc.description.abstract | This work aimed to evaluate the action plan in the pandemic context of two public schools in
Rio Grande do Norte state, discussing which form the strategies that the school community
raised to maximize the teaching-learning process in EJA. Both action plans are very clear about
the importance of a dynamic plan, constantly revised to serve the entire school community, both
with regard to the work of teachers, as facilitating the teaching-learning process, as well as
helping families with activities that will be developed at home. Strategies, methodologies,
teaching tools and prospects were presented in both plans to mitigate the impacts of social
isolation, however, no activity, topic or questioning in particular is raised in the documents as
an active measure to work with EJA students, even these being one of the most dynamic groups
in the school community. Thus, it is observed that although the school community is working
effectively to minimize the impacts of the pandemic on the educational system, it is necessary
to review more effectively all sectors of education, especially those that already have a high
dropout history (such as EJA) to ensure that, in fact, the entire school community can best tackle
the problems caused by the pandemic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Espirito Santo – RN | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Avaliação do plano de ação frente a pandemia de covid-19 na educação de jovens e adultos (EJA) de duas escolas da rede pública de ensino de Espírito Santo (Rio Grande do Norte - Brasil) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8885365383105476 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maggi, Bruno de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6300925808406146 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo avaliar o plano de ação frente a pandemia de duas escolas da
rede pública do Rio Grande do Norte, discutindo quais foram as estratégias que a comunidade
escolar levantou para maximizar o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Ambos os planos
de ação são muito claros quanto a importância de um plano dinâmico que seja constantemente
revisado para atender a toda comunidade escolar, tanto no que diz respeito ao trabalho dos
professores, como facilitando o processo de ensino aprendizagem, como auxiliando as famílias
com as atividades que serão desenvolvidas em casa. Estratégias, metodologias, ferramentas de
ensino e prospecções foram apresentadas em ambos os planos para mitigar os impactos do
isolamento social, entretanto, nenhuma atividade, tópico ou questionamento em especial é
levantado nos documentos como medida ativa para trabalhar com os alunos da EJA, mesmo
este sendo um dos grupos mais dinâmicos na comunidade escolar. Desta forma, é percebido
que embora a comunidade escolar esteja trabalhando de forma efetiva para minimizar os
impactos da pandemia sobre o sistema educacional, é necessário revisar de forma mais efetiva
todos os setores da educação, em especial aqueles que já possuem histórico alto de evasão
(como a EJA) para garantir que, de fato, toda a comunidade escolar possa enfrentar da melhor
forma possível os problemas causados pela pandemia. | pt_BR |