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dc.creatorDaniela, Terto
dc.creatorMedeiros, Kelly
dc.date.accessioned2020-12-29T12:50:42Z
dc.date.available2020-12-29T12:50:42Z
dc.date.issued2017-06-09
dc.identifier.citationMEDEIROS, Kelly; TERTO, Daniela. A formação inicial para o ensino de química: o que pensam os professores de Currais Novos/RN? In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS, 2., 2017, Campina Grande, Anais eletrônicos [...]. Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3999pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1904
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleA formação inicial para o ensino de química: o que pensam os professores de Currais Novos/RN?pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurrais Novospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.description.resumoÉ na área da formação inicial que este trabalho se insere, tendo como objetivo identificar a avaliação de docentes de química da cidade de Currais Novos/RN acerca de sua formação inicial, especificamente no que se refere à aquisição de sólido e abrangente conhecimento na área de atuação e à integração entre os saberes específicos da química e a dimensão pedagógica. Os procedimentos técnicos adotados foram a análise da literatura e documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis professores de química da rede estadual de ensino, na cidade de Currais Novos/RN. Apenas um dos entrevistados concordou plenamente com a assertiva de que a formação inicial assegurou tal integração, quatro concordaram parcialmente com a assertiva e um discordou parcialmente. Este último ressaltou que aprendeu a estabelecer essa relação sozinho, com a prática. É possível inferir que a maioria dos entrevistados reconhece fragilidade na integração entre os saberes específicos da área de atuação e a dimensão pedagógica. Constatamos que os entrevistados, apesar de reconhecerem a relevância de sua formação inicial, identificam algumas fragilidades no curso, fragilidades essas como a ausência ou deficiência na integração entre as dimensões pedagógica e específica, o que leva a necessidade de se repensar a estrutura curricular dos cursos de licenciatura em química na tentativa de possibilitar a aquisição de sólido e abrangente conhecimento para atuação enquanto docente de química, de modo a estreitar cada vez mais a relação entre os saberes específicos da área e a dimensão pedagógica.pt_BR


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