dc.creator | Daniela, Terto | |
dc.creator | Medeiros, Kelly | |
dc.date.accessioned | 2020-12-29T12:50:42Z | |
dc.date.available | 2020-12-29T12:50:42Z | |
dc.date.issued | 2017-06-09 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Kelly; TERTO, Daniela. A formação inicial para o ensino de química: o que pensam os professores de Currais Novos/RN? In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS, 2., 2017, Campina Grande, Anais eletrônicos [...]. Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3999 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1904 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | A formação inicial para o ensino de química: o que pensam os professores de Currais Novos/RN? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Currais Novos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | É na área da formação inicial que este trabalho se insere, tendo como objetivo identificar a avaliação de docentes de química da cidade de Currais Novos/RN acerca de sua formação inicial, especificamente no que se refere à aquisição de sólido e abrangente conhecimento na área de atuação e à integração entre os saberes específicos da química e a dimensão pedagógica. Os procedimentos técnicos adotados foram a análise da literatura e documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis professores de química da rede estadual de ensino, na cidade de Currais Novos/RN. Apenas um dos entrevistados concordou plenamente com a assertiva de que a formação inicial assegurou tal integração, quatro concordaram parcialmente com a assertiva e um discordou parcialmente. Este último ressaltou que aprendeu a
estabelecer essa relação sozinho, com a prática. É possível inferir que a maioria dos entrevistados reconhece fragilidade na integração entre os saberes específicos da área de atuação e a dimensão pedagógica. Constatamos que os entrevistados, apesar de reconhecerem a relevância de sua formação inicial, identificam algumas fragilidades no curso, fragilidades essas como a ausência ou deficiência na integração entre as dimensões pedagógica e específica, o que leva a necessidade de se repensar a estrutura curricular dos cursos de licenciatura em química na tentativa de possibilitar a aquisição de sólido e
abrangente conhecimento para atuação enquanto docente de química, de modo a estreitar cada vez mais a relação entre os saberes específicos da área e a dimensão pedagógica. | pt_BR |