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dc.creatorBrasil, Lara Rafaella Lacerda
dc.creatorSouza, Cicilia Maria Silva de
dc.creatorChagas, Felipe Pontes Teixeira das
dc.creatorBarbosa, Gustavo José
dc.creatorMoreira, Faviano Ricelli da Costa e
dc.date.accessioned2020-09-17T02:34:45Z
dc.date.available2020-09-14
dc.date.available2020-09-17T02:34:45Z
dc.date.issued2020-03-12
dc.identifier.citationMINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Câmara de educação básica. Resolução CNE/CEB nº 01, 03 de fev. de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb001_05.pdf. Acesso em: 10 jun. de 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Câmara de educação básica. Resolução CNE/CEB nº 02, de 18 de junho de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf. Acesso em: 10 abril 2018. BRASIL. Ministério da Educação Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3. ed. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2016. 290 p. COELHO, C.D.; RECH, R.D. Técnico Agrícola: Formação e Atuação Profissional. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2005. 264 p. COELHO, C.D.; BONIATTI, D.J.; VARGAS, L.N.; RECH, R.D.; CAMPAGNOLO, R.P. Manual do Profissional Técnico Agrícola. 3. ed. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2015. 40 p. CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA. Resolução nº 218, de 29 de jun. de 1973. 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dc.identifier.issn24484091pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1857
dc.description.abstractThe present research evaluated the professional profile and attributions of the Technician in Animal Science in front of the Technician in Agriculture and the professional degree in higher education in the course of Animal Science. To develop it, the relevant legislations and pedagogical bibliographies of the courses were consulted. The results show that the Technician in Animal Science and Technician in Agriculture activity are correlated, the Technician in Animal Science action occurs for the animal production and the Technician in Agriculture activity for the animal and vegetable production. Between the courses of Technician in Animal Science and the Bachelor in Animal Science, the undergraduate course has a long duration and in-depth content, while the technician has less durability and more superficial content. It is concluded that the legislation that deals these professions in Brazil causes concomitance of attributions among the professionals, in this way, the job market itself will select the professional based on the quality of the service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ciência e Inovaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado profissionalpt_BR
dc.subjectProfissãopt_BR
dc.subjectTécnico em agropecuáriapt_BR
dc.titlePerfil profissional e atribuições do técnico em zootecniapt_BR
dc.title.alternativeProfessional profile and tasks of animal science technicianpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentApodipt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqAgráriaspt_BR
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage27pt_BR
dc.citation.epage38pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa avaliou o perfil profissional e as atribuições do Técnico em Zootecnia (TZ) frente ao Técnico em Agropecuária (TA) e ao Zootecnista. Para desenvolvê-la, foram consultadas as legislações pertinentes e bibliografias pedagógicas dos cursos. Os resultados mostram que a atividade do TZ e do TA são correlacionadas, em que a atuação do TZ ocorre para a produção animal e a do TA para a produção animal e vegetal. Entre os cursos de TZ e o Bacharel em Zootecnia, o curso de graduação tem longa duração e conteúdos aprofundados, já o técnico possui durabilidade menor e conteúdo mais superficial. Conclui-se que as legislações que tratam dessas profissões no Brasil causam concomitância de atribuições entre os profissionais, dessa forma, o próprio mercado selecionará o profissional baseado na qualidade do serviço.pt_BR


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