dc.creator | Carneiro, Jairo Rodrigo Soares | |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T20:27:22Z | |
dc.date.available | 2020-07-02T20:27:22Z | |
dc.date.issued | 2018-11-12 | |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Jairo Rodrigo Soares. O uso do google sala de aula na educação básica: uma perspectiva pedagógica convergente à educação contextualizada no IFRN. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1834 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) | pt_BR |
dc.subject | Google sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O uso do google sala de aula na educação básica: uma perspectiva pedagógica convergente à educação contextualizada no IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9870821094428211 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530210583057739 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Campos Neto, Edmilson Barbalho | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7757325848359241 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Alba Sandrya Bezerra | |
dc.contributor.referee2 | Campos Neto, Edmilson Barbalho | |
dc.contributor.referee3 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.referee4 | Silva Júnior, Francisco das Chagas da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | As tecnologias digitais são um fato inevitável da vida moderna. É notória, nos últimos
anos, a crescente disseminação e efetiva participação das tecnologias digitais nas
atividades diárias de milhões de pessoas - que por si só já expõe um novo contexto
cultural. Muitos jovens familiarizados e em contato constante com ambientes
saturados de meios digitais caracterizam o perfil dos jovens estudantes de hoje,
distinguindo-se, portanto, dos alunos de épocas passadas. Assim, diversificar
espaços, processos e metodologias educacionais a fim de prontamente atender esta
nova geração passa a ser as novas exigências impostas às escolas e seus
respectivos educadores. Nesse contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVA), configuram-se como os novos espaços de mediação para promover a
educação, que por sua vez oportunizam uma maior diversificação das práticas
pedagógicas de professores e alunos. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de
apresentar uma análise acerca da correlação existente entre a utilização da
ferramenta pedagógica Google Sala de Aula (uma plataforma educacional web de
estímulo à colaboração – professor/aluno, aluno/aluno) -, e o atual contexto
educacional e cultural. Buscando identificar como a ferramenta beneficia professores
e alunos no desenvolvimento das atividades de aprendizagem, bem como verificar o
impacto e a percepção dos alunos com relação a adoção dessa ferramenta
educacional em nível institucional. A pesquisa foi desenvolvida particularmente entre
os alunos dos Cursos Técnicos Integrados nível médio (Informática para Internet,
Eletrônica e Comércio) - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte, Campus Natal - Zona Norte (IFRN-ZN), com base em uma
abordagem metodológica de pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos apontam
que a articulação desse ambiente em atividades de ensino e aprendizagem no nível
médio de ensino, tem forte aceitação pelos alunos como ferramenta pedagógica de
apoio à aprendizagem, destacando-se pela facilidade no acesso e os altos índices
de satisfação demonstrados pelos alunos em desenvolverem suas atividades via
Google Sala de aula - que para muitos destes, trata-se do primeiro contato com
formas e tecnologias de ensino característicos da Educação a Distância (EAD) e do
modelo vertente de ensino híbrido. Ademais, foi possível identificar também a
existência de um perfil ativo dos alunos em ambientes webs (youtube, twitter,
Instagram, Facebook, etc.) típicos desta geração, que podem e devem servir como
indicadores para a uma reflexão entre os docentes da instituição acerca da nova
caracterização público estudantil emergente. Compete, portanto, aos professores
apropriar-se, articular e integrar as tecnologias digitais em suas práticas
pedagógicas, a fim de promover novas experiências de aprendizagem aos alunos.
Estimulando a criatividade, a autonomia e a reflexão destes diante das atividades de
aprendizagem. | pt_BR |