dc.creator | Oliveira, Sanielle | |
dc.date.accessioned | 2020-06-19T19:16:47Z | |
dc.date.available | 2020-06-19T19:16:47Z | |
dc.date.issued | 2019-04-21 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1815 | |
dc.description.abstract | The present study focused on the Professional Education, taking as reference the technical course of work safety in the distance modality.The objective is to analyze the perceptions of the Technicians in Work Safety trained in the distance modality of the campus Distance Education (DE) of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN), regarding the educational training received and its reflexes in the professional practice. Methodologically, the study follows the principles of qualitative research and exploratory research. The research sources are bibliographical, documentary and a questionnaire applied to all the final students of the technical course in Occupational Safety (OST) DE of IFRN. The history of DE, its legal foundations in Brazil and the process of pedagogical mediation were discussed; and the organization of professional education in Brazil and its connection with DE. The observed results attest that the educational changes are part of a policy oriented by broad determinations of the world context, deeply marked by the pattern of hegemonic accumulation and within that context are the institutions that execute the policies; that the DE and the OST DE of the IFRN are part of this dialectical process in which Brazil is inserted. In this way, the IFRN OST DE course is feasible for the construction of a professional that is inserted in the world of work and thus it was confirmed in the research that the students recommend the course for anyone who has an interest in qualifying and growing professionally. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional. Técnico de Segurança do Trabalho. Educação a distância. | pt_BR |
dc.title | Educação a Distância e Educação Profissional: um olhar sobre o curso técnico de Segurança do Trabalho | pt_BR |
dc.title.alternative | Distance Education and Professional Education: a look at the technical course of work safety | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0575363767025723 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, José | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4938417125282662 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, José | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4938417125282662 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Maria | |
dc.contributor.referee3 | Araújo, Sueldes | |
dc.contributor.referee4 | Nascimento, José | |
dc.contributor.referee5 | Tavares, Claudia | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como foco de estudo a Educação Profissional, tomando como referência o curso técnico de segurança do trabalho na modalidade a distância. O objetivo é analisar as percepções dos técnicos em Segurança do Trabalho formados na modalidade a distância do campus de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), quanto à formação educativa recebida e seus reflexos no exercício profissional. Metodologicamente, o estudo segue os princípios da pesquisa qualitativa e da pesquisa exploratória. As fontes de pesquisa são bibliográfica, documental e um questionário aplicado a todos os alunos concluintes do curso técnico em Segurança do Trabalho (TST) EAD do IFRN. Abordou-se a história da EAD, seus fundamentos legais no Brasil e o processo de mediação pedagógica; e a organização da educação profissional no Brasil e sua conexão com a EAD. Os resultados observados atestam que as mudanças educacionais fazem parte de uma política orientada por amplas determinações do contexto mundial, profundamente marcado pelo padrão de acumulação hegemônico e dentro desse contexto encontram-se as instituições que executam as políticas; que a EAD e o TST EAD do IFRN fazem parte desse processo dialético em que o Brasil está inserido. Dessa maneira, o curso TST EAD do IFRN é viável para a construção de um profissional que seja inserido no mundo do trabalho e assim foi confirmado na pesquisa que os estudantes recomendam o curso para qualquer pessoa que tenha interesse em se qualificar e crescer profissionalmente. | pt_BR |