dc.description.resumo | O livro traz uma discussão do processo de mudança social que
opera uma metamorfose no homem e na sociedade colocando
novas exigências e impondo a necessidade da sua adaptação às
novas formas de encarar o fazer científico. É resultado da tese de
doutorado que teve como objeto de estudo as representações
sociais de encantamento e desencantamento do educador como
elemento essencial no processo de ensino com levantamento de
dados junto a educadores que atuavam em escolas públicas municipais e estaduais e também, privadas, de forma a que pudesse
assumir a perspectiva dialética do reencantamento no processo
de formação humana. Com base em diferentes autores e em especial na teoria da complexidade, a partir do entendimento de
Edgar Morin que reforça a necessidade que se tem de rever o
sentido da ciência contemporânea que vem validando, cada vez
mais, a importância que o imaginário social tem na formatação
das representações que expressam a maneira como o ser humano vê o mundo e, consequentemente, as relações sociais que caracterizam cada sociedade dentro de um tempo, espaço e contexto histórico-social. Isso na perspectiva dialética do processo e ensino pode contribuir para empreender o reencantamento
do educador e dos alunos, propiciando uma verdadeira “reforma
do pensamento”, conforme expressão de Edgar Morin. | pt_BR |