Mostrar registro simples

dc.creatorAmurin, Ailton Soares de
dc.date.accessioned2020-01-15T18:46:22Z
dc.date.available2020-01-15T18:46:22Z
dc.date.issued2018-06-10
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1738
dc.description.abstractAnd the difficulties faced in the teaching of Physics in the secondary schools scattered throughout the country are well known. This monograph aims to analyze the advantages and the contributions that these didactic instruments can bring to a better understanding on the part of the students with respect to the content of geometric optics, but specifically, the formation of images in flat and spherical mirrors. To do so, we will defend the use of flash simulators as a tool in the teaching and learning process and show how teachers can work with such tools. For this, we developed a didactic unit addressing the content of image formation in flat and spherical mirrors, material that will serve as a base for students and teachers in the basic education network. In addition, we developed lesson plans based on the contents of the didactic unit to guide teachers in the use of flash simulators during the approach of said optical contents. In this way, teachers can have complete support material for content development with students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectSimuladores flashpt_BR
dc.subjectFormação de imagens em espehospt_BR
dc.titleO uso de simuladores flash no ensino da formação de imagens em espelhos planos e esféricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002701308096006pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192379274986413pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Geogenes Melo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4956035424056386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoE notória as dificuldades enfrentadas no Ensino de Física nas escolas de Ensino Médio espalhadas pelo país. Esta monografia tem como objetivo analisar as vantagens e as contribuições que tais instrumentos didáticos podem trazer para uma melhor compreensão por parte dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de óptica geométrica, mas, especificamente, formação de imagens em espelhos planos e esféricos. Para tanto, defenderemos a utilização de simuladores flash como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e mostraremos como os professores poderão trabalhar com tais ferramentas. Para isso, desenvolvemos uma Unidade Didática abordando o conteúdo de formação de imagens em espelhos planos e esféricos, material este que servirá como base para os alunos e professores da rede básica de ensino. Além disso, elaboramos planos de aula baseados nos conteúdos da Unidade Didática para nortear os professores na utilização dos simuladores flash durante a abordagem dos referidos conteúdos de óptica. Dessa forma, os professores poderão ter um material de apoio completo para desenvolvimento do conteúdo com os alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples