dc.description.resumo | Este livro é resultado da dissertação de Mestrado “O acesso de estudantes quilombolas no
IFRN: análise da Lei nº 12.711/2012”, defendida em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação
em Educação Profissional do IFRN. Tem como
objetivo de analisar o acesso de estudantes ao
Ensino Médio Integrado nos Campi do IFRN a
partir da implantação da Lei nº 12.711/2012,
que dispõe sobre o ingresso nas universidades
e instituições federais de ensino estabelecendo
reserva de vagas para estudantes que tiveram
sua trajetória acadêmica em escolas públicas,
e para estudantes pretos, pardos e indígenas.
Esta pesquisa é direcionada para os estudantes
residentes em comunidades quilombolas. Para
sua efetivação, adotamos como metodologia de
pesquisa a análise de aspectos da política e a
abordagem qualitativa, com a utilização de entrevista semi-estruturada, análise documental,
revisão bibliográfica. A análise dos dados extraídos indica que, em que se pese o esforço institucional para a efetivação da interiorização e
inclusão social na escola, populações mais vulneráveis como os quilombolas ainda enfrentam
fortes dificuldades de acesso. | pt_BR |