dc.creator | Magalhães, Jonas Emanuel Pinto | |
dc.creator | Neves, Bruno Miranda | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:33:10Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:33:10Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1361 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo integrado | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | O PROEJA e a formação de professores: o desafio da integração curricular | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo retoma o resultado das análises de teses e dissertações sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) produzidas entre 2007 e 2009. O trabalho se constituiu como parte da pesquisa “Sociabilidade do capitalismo dependente no Brasil e as políticas públicas de formação, emprego e renda: a juventude com vida provisória e em suspenso” e apontou como principal questão recorrente na literatura pesquisada a apropriação equivocada ou distorcida do currículo integrado por gestores e professores do PROEJA. Discute‐se se tais equívocos estão relacionados às questões de ordem epistemológica, pedagógica ou política e qual a percepção dos professores sobre a proposta curricular que sustenta o programa. Concluímos, a partir de autores que discutem a formação docente para o PROEJA, sobre a necessidade de política de formação permanente tendo como alguns dos princípios a serem perseguidos a articulação entre currículo e didática que convirja para uma pedagogia integradora do currículo, da prática pedagógica e dos saberes cotidianos e científicos com vistas a formação integral dos sujeitos. | pt_BR |