dc.creator | Martins, Francy Izanny de Brito Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:51:24Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:51:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1272 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico socioambiental | pt_BR |
dc.subject | Comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Formação reflexiva | pt_BR |
dc.title | O Proeja no IFRN – campus Santa Cruz: contexto institucional, do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática e o perfil do estudante | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado realizada no Campus do IFRN
Santa Cruz que, dentre seus objetivos, analisou o contexto da pesquisa e os seus participantes,
estudantes do PROEJA do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Assim,
buscou-se conhecer quem são os estudantes do curso para se investigar as concepções de
currículo a partir dos sentidos atribuídos por eles, de modo a se comparar o currículo proposto
para o Programa com o currículo desenvolvido pelo Campus. A investigação foi de abordagem
qualitativa, guiando-se pelos método Estudo de Caso. Com base nessa abordagem foram
desenvolvidos dois instrumentos de recolha de dados, a saber: o questionário e a entrevista
semiestruturada. Tais dados foram complementados pela análise de documentos legais e
institucionais para a elaboração do contexto do campus. O estudo oportunizou caracterizar o
estudante do PROEJA, apresentando dados relevantes para a construção do currículo integrado
na instituição lócus da pesquisa, bem como ampliar o campo de investigação sobre o PROEJA,
contribuindo para uma melhor implementação do Programa frente a uma proposta curricular
que visa atender a educação básica, na modalidade EJA, e da educação profissional. | pt_BR |