dc.creator | Paiva, Samara Yontei de | |
dc.creator | Henrique, Ana Lúcia Sarmento | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:46:05Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:46:05Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1260 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Professor bacharel | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Professor bacharel na educação profissional: saberes necessários à atuação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Professor Bacharel na Educação
Profissional: constituição de seus saberes e identidade profissional da docência. Buscou apresentar
estudos e reflexões sobre saberes necessários ao professor bacharel que atua na Educação
Profissional (EP). O estudo foi realizado através de revisão bibliográfica em obras de autores
como Freire (1991), Tardif (2014), Pimenta (2005), Kuenzer (2008), Machado (2013) e Moura
(2014). Apontamos mudanças nas concepções de EP e de formação de professores dessa área.
Assinalamos que a (não)formação de professores para a EP pode ter causa na própria legislação
. Apontamos também que os professores bacharéis que atuam na Educação Profissional têm a
reflexão sobre sua prática prejudicada pela privação do contato com os saberes pedagógicos durante
a sua formação. Por fim, indicamos a pretensão de continuar com os estudos e discussões
sobre os saberes necessários à atuação dos professores na EP, procurando entender também os
sentidos e a valoração que os profissionais docentes dão a esses conhecimentos. | pt_BR |