dc.creator | Silva, Silvia Helena dos Santos Costa e | |
dc.creator | Souza, Francisco das Chagas da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:08:35Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:08:35Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1254 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional – A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Expansão dos Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Engenheiros professores | pt_BR |
dc.title | Formação docente e narrativas de engenheiros professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A criação e expansão dos Institutos Federais (Ifs) em todo o país, demanda a contratação de
professores bacharéis para a docência, dentre eles os engenheiros. Nesse sentido, torna-se relevante
e urgente uma discussão a respeito da formação desses engenheiros, visto que são bacharéis e,
naturalmente, não tiveram formação pedagógica em seu curso inicial. Esta comunicação traz
um recorte de nossa pesquisa de dissertação que trata das narrativas de engenheiros professores
do curso de Engenharia Elétrica do IFPB/Campus João Pessoa. A metodologia da pesquisa
com narrativas é qualitativa, e a interpretação tem como base a análise de conteúdo de Bardin
(2011). Os relatos revelam que as discussões sobre currículo se restringem à matriz curricular:
distribuição de carga horária, ementas das disciplinas e estrutura física. Há necessidade de
momentos coletivos entre os professores para se discutir outros elementos pertinentes ao
currículo do curso: perfil do egresso, metodologias, avaliação, etc. | pt_BR |