dc.creator | Andrade, Maria do Carmo Ferreira de | |
dc.creator | Souza, Ana Cláudia Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T13:49:20Z | |
dc.date.available | 2017-07-25T13:49:20Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1212 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Legislação brasileira | pt_BR |
dc.title | A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta um estudo documental e bibliográfico sobre a Formação de Professores
para o Ensino Profissional no Brasil ancorado na legislação brasileira e em literatura pertinente
ao assunto num contexto histórico dos últimos 30 anos com os marcos referenciais da
formação de professores para o ensino profissional que nos remete a uma visão sistêmica do
processo formativo deste ensino. Perpassa-se pela reforma do ensino de primeiro e segundo
graus com a Lei no 5.692, de 11/08/1971 e a formação técnico-profissional com a integração
completa do ensino profissional ao sistema regular de ensino pela equivalência entre os cursos
profissionalizantes e o propedêutico. Analisamos também o Decreto-Lei no 11.892 de 29 de
dezembro de 2008 sobre a criação de trinta e oito institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia para promover uma educação de excelência através do ensino, pesquisa, extensão e
inovação tecnológica. Como cerne do estudo discute-se sobre a formação de professores para o
ensino profissional e tecnológico: um caminho em construção e as considerações finais. | pt_BR |