Licenciatura em Informática
Navegar por
Submissões recentes
-
Libras IFZN: desenvolvendo um aplicativo inclusivo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2019)O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a apresentar o processo de criação e desenvolvimento do Aplicativo LIBRAS IFZN, elaborado por alunos do curso de Licenciatura em Informática do IFRN, campus Natal Zona ... -
As dificuldades dos licenciandos para permanência no curso de Licenciatura em Informática do IFRN campus Natal - Zona Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2019)This monograph brings the discussion about the difficulties of undergraduates to stay at IFRN Computer Science Degree course at Natal-Zona campus North. From the observation of the high dropout rate and the delay to the ... -
Uma proposta de curso de sargentos semipresencial na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2021-05-05) -
Jogos digitais na educação escolar: uma ferramenta para o aprender ficar divertido
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2018-03-23)The present work will emphasize the electronic educational game as a facility atingresource in the learning of the student softheinitial years of elementary education favoring and contributing to the development of the ... -
Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional na educação básica: uma experiência com tecnologias educacionais e lógica de programação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2019-12-13)Considering that logic is present daily in people's personal and professional lives and in the way computer systems work, it was decided to develop an extension project allied to a set of pedagogical practices that aimed ... -
Critérios para identificação de jogos eletrônicos educacionais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2019-06-24) -
Estudo avaliativo da acessibilidade para deficientes visuais de softwares de desenvolvimento e ensino de programação utilizando o NVDA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2018-08-28) -
Arquitetura de informação para sites acadêmicos: um estudo de caso para o portal do IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2019-12-12)One of the biggest problems faced by users using the IFRN portal is based on basic search procedures for certain subjects within the site, but the same users are unable to succeed in the results of most of these searches. ... -
O uso do google sala de aula na educação básica: uma perspectiva pedagógica convergente à educação contextualizada no IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2018-11-12) -
O uso da computação desplugada no treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-12-21) -
O ensino interdisciplinar da argumentação mediado pelas áreas de informática e língua portuguesa no ensino fundamental I
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2019-03-20)At schools, argumentation is usually a topic in Portuguese language classes, however, informatics also presents diverse abilities that may help to perfect those skills. Thus, what would result from the combined strengths ... -
Análise da trajetória das professoras de informática do IFRN em Natal e Região Metropolitana
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2018-07-30)The premise for this work was the unsettling discrepancy in the number of female teachers within the Information Technology sector of the Instituto Federal do Rio Grande do Norte, which leads us to the question: How did ... -
A atuação do PIBID – informática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-12-21)This work presents an experience related to the work of PIBID (Institutional Scholarship Initiative Program) at the State School Professor Antônio Fagundes, located in the Northern Zone of Natal / RN. The main objective ... -
Desenvolvendo o raciocínio lógico no ensino fundamental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-12-22)Informatics can be explored as a pedagogical tool in several ways, including the study of logic, which is considered the basis for any computational process. In view of this, this paper entitled "Developing Logical ... -
Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-12-20) -
Inclusão digital na terceira idade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-08-30)As the country experiences a rapid process of population aging, society is becoming computerized and increasingly dependent on electronic resources, such as social networks, for example, facebook, whatsapp, among others. ... -
Uma análise curricular das disciplinas de algoritmo e lógica computacional em cursos de licenciatura em informática e computação
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2017-12-19) -
Análise do uso dos recursos tecnológicos na Escola Estadual Myriam Coeli: um estudo de caso
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - Zona NorteIFRN, 2014-06-26)At school the pedagogical changes resulting from the inclusion of new technological resources, does not simply depends on the acquisition of equipment. There needs to be an investment in teacher training for conscious use ...