Trabalhos acadêmicos e técnicos
Navegar por
Submissões recentes
-
O tratamento didático do texto literário nas aulas de espanhol do IFRN: um estudo do perfil leitor e das crenças de alunos do ensino médio do Campus Parnamirim
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-07-18) -
Crenças de professores do Campus Natal-Central do IFRN sobre os métodos de ensino de línguas estrangeiras e o pós-método nas aulas de línguas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-07-19) -
O lúdico no ensino de espanhol como língua estrangeira: uma proposta didática com o uso de jogos com abordagem sociocultural
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-12-28) -
O tratamento didático da literatura no ensino de língua espanhola na escola: propostas didáticas para o desenvolvimento da oralidade no ensino remoto emergencial
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2021-09-27) -
Crenças de professores de espanhol do ensino médio do IFRN - Campus Natal Central sobre as teorias de aquisição de língua estrangeira
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2019-07-04) -
Espanhol para iniciantes: proposta de atividades para o ensino do léxico da língua espanhola através da música
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-12-28) -
Analise da incidência de casos de COVID-19 no estado do Rio Grande do Norte utilizando o Modelo matemático SIR
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilMacauIFRN, 2023-03-03)The Covid-19 pandemic took the world by surprise, it has been shown to be one of the greatest global health challenges of this century and challenged researchers and managers to find effective measures to circumvent the ... -
Da sanção da Lei 11.161/05 aos dias atuais : os impactos na vida profissional e pessoal de professores de espanhol do ensino médio de escolas estaduais de Natal/RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2021-12-28) -
Efeito alelopático do extrato aquoso foliar de algaroba (Prosopis juliflora) sobre o crescimento de plantas de tiririca (Cyperus rotundus)
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilIpanguaçuIFRN, 2024-01-04)Sedge is a harmful weed, with a high reproduction capacity and difficult to manage, being very resistant and can develop in different climate and soil conditions, leading to great losses. Therefore, the objective of this ... -
Ensino-aprendizagem de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, em Natal-RN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-01-31)Geography in the early years of elementary school is an excellent tool to develop spatial thinking and geographic reasoning in children, cognitive processes necessary for their social and cognitive construction. In ... -
Relatório de estágio curricular realizado na empresa Update Soluções
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilPau dos FerrosIFRN, 2023-08-09) -
Compreensão e produção oral em aulas de espanhol no programa residência pedagógica e o uso das plataformas digitais : relato de experiência docente no IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-07-18) -
Tecnologias digitais da informação e da comunicação: contribuição do ensino de língua espanhola no ensino remoto do IFRN
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-09-29)Con la pandemia de COVID-19, cuestiones como el acceso a la internet, el uso de herramientas digitales precisas en el proceso educativo y el mantenimiento del aprendizaje significativo en la enseñanza remota se han convertido ... -
Modelagem do sistema-O'Time
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-08-24)The present work deals with the modeling of a web time management system, O'Time, developed in Vue.js and using a Django REST Framework API. The main objective is to carry out the modeling of a system, capable of pointing ... -
A história da matemática como metodologia no ensino médio: introdução ao estudo das funções
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2021-08-16)In this paper, we present a survey carried out with 17 teachers with a degree in Mathematics, selected to watch a video class about function carried out through the methodology of the History of Mathematics “Introduction ... -
Aplicação web para o gerenciamento de acervo de uma biblioteca escolar
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2021-04-15)School libraries are fundamental to encourage reading and writing among students and to help teachers in their classes. Technology should be used as an aid tool to achieve learning objectives as an environment to promote ... -
Análise de estratégias de ensino de calculo diferencial e integral para alunos com deficiência visual
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2022-09-02)The social/educational exclusion of people with disabilities was a common practice for a long period of human history, being a reflection of the economic, social and political structure of each era. The birth of new ... -
Práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de letras português e espanhol do IFRN: desafios e possibilidades
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilNatal - CentralIFRN, 2023-07-18) -
Uma proposta para o ensino de hidrostática com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2024-05-20)This work proposes an approach to teaching hydrostatics, highlighting the integration between science, technology and society. Initially, the basic concepts of hydrostatics are presented and the importance of its teaching ... -
Oficinas pedagógicas sobre astronomia como ferramenta de formação continuada para professores da educação básica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteBrasilCaicóIFRN, 2024-01-10)The deficiency in the initial training of teachers who teach science in basic education is indicated by research as an issue to be overcome in the teaching of astronomy. This monograph deals with the continuing education ...