dc.contributor.author | Cacho, Mylenna Vieira | |
dc.contributor.author | Moura, Dante Henrique | |
dc.contributor.author | Arruda, Eloisa Varela Cardoso de | |
dc.contributor.author | SILVA, Francisca Natália da | |
dc.date.accessioned | 2015-11-25T13:33:20Z | |
dc.date.available | 2015-11-25T13:33:20Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | A história da EJA, segundo Tamrozzi e Costa (2007), remonta o período colonial, marcando um ponto inicial na década de 1940 quando o analfabetismo foi visto como um problema nacional. Moacir Gadotti (2011) acrescenta que a história da educação de adultos, propriamente dita, no Brasil, poderia ser dividida em três períodos: de 1946 a 1958, em que foram realizadas grandes campanhas nacionais de iniciativa oficial, chamadas de “cruzadas”; de 1958 a 1964, período em que se colocou em prática o Plano Nacional de Alfabetização de Adultos, dirigido por Paulo Freire e extinto pelo Golpe de Estado de 1964; e no governo militar com campanhas como a Cruzada do ABC (Ação Básica Cristã) e, posteriormente, com o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/382 | |
dc.description | Artigo apresentado no II Congresso Nacional de Educação ( II CONEDU). | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise sobre algumas políticas públicas de formação de professores no Brasil, sobretudo as direcionadas à educação profissional e ao PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Inicialmente, contextualiza-se o ensino de educação de jovens e adultos no Brasil até o surgimento do PROEJA, aponta-se, em seguida, a necessidade de formação de professores atuam/atuarão neste Programa. Busca-se uma reflexão acerca de uma concepção pedagógica que acolha a proposta humanizadora, que vislumbre uma educação crítica e emancipadora do homem, articulada a conhecimentos científicos e tecnológicos integradas à formação profissional, não para atender a uma necessidade econômica vigente e a um grupo hegemônico, mas que vise a uma transformação de uma sociedade mais justa e de melhores condições de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Editora | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. Políticas públicas. PROEJA. | pt_BR |
dc.title | Formação de docentes para a atuação na educação profissional articulada à educação de jovens e adultos: perspectivas e desafios | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |