Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Dayane Elane da Silva
dc.date.accessioned2024-03-28T13:38:28Z
dc.date.available2024-03-28T13:38:28Z
dc.date.issued2024-01-08
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2621
dc.description.abstractWith the evolution of Information and Communications Technologies in the 20th century, information about the culture of fashion consumption has become global. This evolution also took place in the form of production, giving rise to Fast Fashion: rapid production and rapid turnover, with accessibility. This work aims to understand what motivates and what does not motivate online vs. physical fashion consumption in the interior of Rio Grande do Norte, in the city of Caicó. The research is characterized as exploratory, qualitative and quantitative and was divided into 6 stages, which are: search for theoretical references, application of a questionnaire and analysis of the data obtained. In which it was identified that consumers and former consumers are young people from generation X, Y and Z. It was discovered that cost-benefit is a decisive factor for both, considering their socioeconomic profiles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo de Modapt_BR
dc.subjectUltra Fast Fashionpt_BR
dc.subjectVarejo de Modapt_BR
dc.titlePreferências dos consumidores de vestuário de Caicó/RN: uma análise dos elementos que influenciam a opção pela Shein em detrimento do comércio físico localpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Lívia Juliana Silva Solino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6771346194407250pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Layla de Brito
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350597900680976pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Aline Gabriel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5189574591234126pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.description.resumoCom a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicações do século XX, as informações do consumo de moda se tornaram globais. Essa evolução também se deu na forma de produção, fazendo surgir o Fast Fashion: rápida produção e rápida rotatividade, com acessibilidade nas tendências. Este trabalho tem como objetivo entender o que motiva e o que não motiva o consumo de moda online x físico no interior do Rio Grande do Norte, na cidade de Caicó. A pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e quantitativa e foi dividida em etapas, sendo elas: busca de referencial teórico, aplicação de questionário e análise dos dados obtidos. Na qual identificou que os consumidores ativos e consumidores inativos são adultos e jovens da geração X, Y e Z. Descobriu-se que o custo benefício é fator decisivo para ambos, a ver seus perfis socioeconômicos.pt_BR
dc.relation.referencesparticipação no varejo brasileiro. 2021. G1 GLOBO. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/26/com-pandemia-comercio-eletronico-tem-salto-em-2020-e-dobra-participacao-no-varejo-brasileiro.ghtml. Acesso em: 10 nov. 2023. AMIATO, Bruna. Shein abre a primeira loja da marca no Brasil com compra local e formato pop-up. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/11/03/shein-abre-a-primeira-loja-da-marca-no-brasil-com-compra-local-e-formato-pop-up.ghtml. Acesso em: 06 jan. 2024. ANDRILL, Thiago. POR TRÁS DO SUCESSO DA SHEIN. 2021. Disponível em: https://elle.com.br/moda/por-tras-do-sucesso-da-shein. Acesso em: 6 jan. 2024. ASSUNÇÃO, Luxas. Por que o crescimento vertiginoso da Shein não é uma boa notícia. 2022. FFW. Disponível em: https://www.uol.com.br/ffw/noticias/redacao/2022/04/13/por-que-o-crescimento-vertiginoso-da-shein-nao-e-uma-baixa-noticia.htm. Acesso em: 10 nov. 2023. BBC, News. Shein: os motivos do sucesso da marca de moda chinesa que bombou na pandemia. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/moda-e-beleza/noticia/2021/11/12/shein-os-motivos-do-sucesso-da-marca-de-moda-chinesa-que-bombou-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 6 jan. 2024. CARDOSO, Simone et al. Comércio eletrônico: o varejo virtual brasileiro. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 117, 21 ago. 2019. Centro Universitario de Maringa. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2019v24n1p117-134. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/7440/3500. Acesso em: 7 jan. 2024. CAMARGO, Lucas Ramos. PAVING THE WAY TO ULTRA-FAST FASHION: AN EXPLORATORY RESEARCH. 2018. 65 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo., São Paulo, 2018. GARCIA, S. Encantar clientes 4.0 em tempos de marketing digital. In: NAKAGAWA, M.; ARRUDA, C.; STOCCO, G. (Orgs.). Gestão 4.0: conceitos, ferramentas e cases. São Paulo: Editora Gente, 2023. p. 137-152. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. HAQQI, Salman. The most popular fashion brands around the world. 2022. Disponível em: https://www.money.co.uk/credit-cards/most-popular-fashion-brands-2022. Acesso em: 10 nov. 2023. IBGE. Pesquisa Mensal de Comércio: vendas no varejo caem 16,8% em abril, pior resultado em 20 anos. 2020. Estatísticas econômicas. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27963-vendas-no-varejo-caem-16-8-em-abril-pior-resultado-em-20-anos. Acesso em: 6 jan. 2024. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. LIPOVETSKY, Gilles. O império efemêro: a moda e seu destino nas sociedades modernas. França: Companhia de Bolso, 2009. 352 p. Tradução de: Maria Lucia Machado. MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. 2ª edição revisada e ampliada. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017. OLIVEIRA, Ingrid. Roupas descartáveis: a era do “ultra fast fashion“. 2022. CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/2022/08/30/roupas-descartaveis-a-era-do-ultra-fast-fashion. Acesso em: 10 nov. 2023. SOLINO, Lívia Juliana Silva; GONZÁLEZ, Mario Orestes Aguirre; SIQUEIRA, Maria Emília Morkis; NASCIMENTO, Williany Ambrosio. FAST-FASHION: uma revisão bibliográfica sistemática e agenda de pesquisa. Produção Online: Revista científica eletrônica de engenharia e produção, Natal Rn, v. 15, n. 3, p. 1021-1048, 11 dez. 2014. SOUZA, Stéfani Beatriz Brilhante de. A pandemia e as estratégias de comunicação e vendas online da marca fast fashion: SHEIN. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso Superior de Publicidade e Propaganda, Uniceub Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais - Fatecs, Brasília Df, 2022. GROUP, Shein. About Us. 2023. Disponível em: https://www.sheingroup.com/. Acesso em: 12 nov. 2023. TESTA, Maurício Gregianin et al. VANTAGENS E CARACTERÍSTICAS DAS LOJAS “FÍSICO VIRTUAIS”: O CASO DA COLOMBO VIRTUAL SHOP. Read - Revista Eletrônica de Administração,, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil, v. 14, n. 1, p. 161-186, 1 jan. 2008. Edição 59 ISSN: 1980-4164. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4011/401137459008.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024. TONIOL, Ana Paula Nobile. O Fast-Fashion no Brasil (1990-2015): Uma abordagem a partir da Economia Criativa. 2022. 285 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutora em História Econômica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. TONIOL, Ana Paula Nobile; BRAZ, Sara Albieri. O fast-fashion como fenômeno econômico-cultural: moda e globalização. J. of Bus., Curitiba, v. 2, n. 3, p. 2316-2327, jul./set. 2020.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples