Mostrar registro simples

dc.creatorDe Oliveira, Isabella
dc.date.accessioned2023-10-26T00:08:13Z
dc.date.available2023-10-26T00:08:13Z
dc.date.issued2019-11-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabella Larice Avelino. Aspectos culturais no livro didático de língua estrangeira (espanhol) – confluência. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Espanhol) –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2505
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura e Linguagempt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagem de idiomaspt_BR
dc.subjectCultura y Lenguapt_BR
dc.subjectLibro Didácticopt_BR
dc.subjectAprendizaje de idiomaspt_BR
dc.titleAspectos culturais no livro didático de língua estrangeira (espanhol) – confluênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0625438172178921pt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Carla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Girlene Moreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Juliana Kalie da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste trabalho de conclusão de curso é discutir o papel e a importância da cultura, trazidos nos livros didáticos para alunos do Ensino Médio da rede básica de ensino brasileiro. Para tanto, utilizaremos como corpus de nossa pesquisa o livro didático Confluencia, volume 1, escolhido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A fundamentação teórica deste trabalho, é baseada em estudos de língua e cultura ALMEIDA FILHO (2002); BROWN (2001); CORTAZZI E JIN (1999); KRAMSCH (1998). A abordagem metodológica da investigação consiste na pesquisa qualitativa CHIZZOTTI (2006); DENZIN e LINCOLN (2006); MOURA FILHO (2000), de caráter interpretativo CELANI (2005); MOITA LOPES (1994). Partindo da concepção, defendida por Brown (1994 apud CARMONA, 2006), Serragiotto (2008 apud BATISTA, 2010) e Laraia (2008), que língua e cultura estão intrinsecamente conectadas e que aprender uma língua estrangeira, mais que dominar estruturas linguísticas, deve promover a interação com o outro e com sua cultura, investigamos se esse material inclui conteúdos que valorizam aspectos linguístico-culturais dos países de língua espanhola. A seleção e categorização dos dados seguiram o modelo proposto por Byram (1993 apud BATISTA, 2010) para avaliação de conteúdos culturais em manuais de ensino de línguas estrangeiras. A análise permitiu concluir que o livro destina espaço considerável para vários aspectos da cultura, entretanto, constatou-se desigualdade no espaço destinado a conteúdos de diversas categorias culturais, a ausência e o tratamento superficial de outras, além de uma abordagem intercultural pouco significativa, como também não há uma proposta de reflexão aprofundada sobre aspectos culturais que seja capaz de provocar no aluno uma consciência reflexiva a respeito da língua e cultura do outro.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples