Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, Pablo Gorgonho de
dc.date.accessioned2022-06-08T16:17:26Z
dc.date.available2022-06-06
dc.date.available2022-06-08T16:17:26Z
dc.date.issued2022-05-19
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2206
dc.description.abstractConsidering that there is a consensus among constructivist researchers that teaching focused on students' alternative conceptions is fundamental in the learning process. Furthermore, considering that interactive simulations in the form of computer modeling are useful tools to make students protagonists of their learning process, an intervention proposal was made on the conservation of electric current in simple circuits based on the model of conceptual profile, using the free software Physics Education Technology (PHET) to be applied in High School. Therefore, it was necessary to identify in research the main alternative conceptions associated with the conservation of electric current, define the most appropriate simulation software for the proposal among the simulations available on the PHET website, elaborate a script for using the software with problem situations and a specific lesson plan for the intervention activity. A propositional, descriptive and bibliographic research is then carried out. In view of this, it was found that the elaboration of an intervention proposal like the one shown in this work is possible as long as the simulator to be used is chosen with good criteria and provided that a script and a lesson plan are elaborated with previously established objectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectPerfil conceitualpt_BR
dc.subjectCorrente Elétricapt_BR
dc.titleUma proposta de intervenção sobre o conceito de conservação de corrente elétricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908755819302137pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Alcindo Mariano de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798473329850773pt_BR
dc.contributor.referee1Virginio, Rhodriggo Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197290222922509pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências Naturais e Físicapt_BR
dc.description.resumoConsiderando o consenso entre pesquisadores construtivistas que o ensino focado nas concepções alternativas dos estudantes é fundamental no processo de aprendizagem e que as simulações interativas na forma de modelagens computacionais são ferramentas úteis para tornar os alunos protagonistas do seu processo de aprendizagem, elaborou-se uma proposta de intervenção sobre a conservação da corrente elétrica em circuitos simples com base no modelo de perfil conceitual, utilizando o software livre Physics Education Technology (PHET) para ser aplicada no Ensino Médio. Para tanto, foi necessário identificar em pesquisas as principais concepções alternativas associadas à conservação da corrente elétrica, definir o software de simulação mais adequado à proposta dentre as simulações disponíveis no sítio do PHET, elaborar um roteiro para uso do software com situações-problema e um plano de aula específico para a atividade de intervenção. Realiza-se, então, uma pesquisa propositiva, descritiva e bibliográfica. Diante disso, verificou-se que a elaboração de uma proposta de intervenção como a mostrada nesse trabalho é possível desde que se escolha com base no referencial teórico os critérios e o simulador a ser utilizado e nesta perspectiva um roteiro e um plano de aula com objetivos previamente estabelecidos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples