dc.description.resumo | O presente estudo é resultado de observações e investigações feitas através de
vivências na Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro, localizada no Distrito de Piquiri,
Canguaretama, Rio Grande do Norte. A escola, apesar de localizada na zona rural,
não está inserida no Paradigma da Educação do Campo, pois reproduz o modelo de
organização, gestão das escolas da zona urbana. Partindo desta problemática, o
trabalho objetivou pensar que maneiras essas escolas que estão no Campo, mas não
são do Campo podem promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas da grande
área de Ciências Humanas, como maneira de fugir do modelo capitalista, positivista
que fragmenta excessivamente os conhecimentos e promover uma formação
omnilateral, crítica e social pautado na concepção de Educação feita no Campo e para
o Campo. Para compreender este processo de ensinar através das áreas de
conhecimento, partimos do conceito de Totalidade, onde é entendido que os
conhecimentos são partes ramificadas advindas de um saber único. Visto isso,
podemos pensar através da ótica do materialismo histórico-dialético, o ensino por área
de conhecimento como instrumento de fortalecimento do paradigma da Educação do
Campo. A interdisciplinaridade prevê a união de conteúdos e disciplinas, porém, seus
objetivos vão muito além de metodologias de ensino. Nela está contida a
potencialidade de se promover uma educação horizontal e democrática, que
proporciona a valorização dos saberes e sujeitos. Para pensar estas reflexões sobre
como vem sendo organizado o currículo da Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro e
de que maneira isso vem refletindo no ambiente escolar, realizamos uma pesquisa
Social, que é imanentemente de caráter qualitativa, utilizando dados dos relatórios
de estágios docentes I, II e III, realizando entrevistas semiestruturadas com os
professores da escola que lecionam aulas nas disciplinas da grande área de
Ciências Humanas juntamente com observações de aulas desses professores. O
trabalho está organizado da seguinte maneira: Introdução, onde trazemos os
problemas de pesquisa e objetivos a serem alcaçados; Procedimentos
metodológicos, primeiro caracterizando os sujeitos da pesquisa e logo em seguida
apresentando o método utilizado; Referencial Teórico, subdividido em três
categorias: 1-Educação do Campo e o ensino por área de conhecimento, 2-
Unificação do Saber: Partes de um único quebra-cabeça e 3- Área de conhecimento
na Educação do Campo X Área de conhecimento na Reforma do Ensino Médio;
Resultados e Discussões propondo o diálogo entre os dados coletados e as bases
teóricas que fundamentaram a pesquisa; Considerações finais, Referências e em
apêndice o roteiro de entrevista que utilizamos. Na escola em questão, foi possível
observar que há projetos que relacionam as disciplinas, porém a interdisciplinaridade
não vem sendo promovida como instrumento de luta e de formação humana, mas
apenas como forma de promover práticas metodológicas diferenciadas. Grande
parte dos professores de Ciências Humanas pertencentes ao quadro da escola
compreendem a importância e a potencialidade do fazer interdisciplinar, porém,
apontaram não conseguir promover esta articulação devido à falta de tempo para o
planejamento conjunto e a falta de organização na escola para promover tais
práticas. Isso se dá devido ao modelo urbano-centrista que a escola apresenta,
apesar de ser uma escola do campo com estudantes sujeitos campesinos, a escola
segue reproduzindo o modelo de escola das grandes cidades. O ensino das Ciências
Humanas de maneira Interdisciplinar pode ser o primeiro passo para inserir o
paradigma da Educação no Campo na Escola Elza Bezerril Ribeiro. | pt_BR |