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dc.creatorSilva, Maciel Florêncio da
dc.date.accessioned2021-09-01T17:17:25Z
dc.date.available2021-08-12
dc.date.available2021-09-01T17:17:25Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2072
dc.description.abstractThis work aimed to evaluate the action plan in the pandemic context of two public schools in Rio Grande do Norte state, discussing which form the strategies that the school community raised to maximize the teaching-learning process in EJA. Both action plans are very clear about the importance of a dynamic plan, constantly revised to serve the entire school community, both with regard to the work of teachers, as facilitating the teaching-learning process, as well as helping families with activities that will be developed at home. Strategies, methodologies, teaching tools and prospects were presented in both plans to mitigate the impacts of social isolation, however, no activity, topic or questioning in particular is raised in the documents as an active measure to work with EJA students, even these being one of the most dynamic groups in the school community. Thus, it is observed that although the school community is working effectively to minimize the impacts of the pandemic on the educational system, it is necessary to review more effectively all sectors of education, especially those that already have a high dropout history (such as EJA) to ensure that, in fact, the entire school community can best tackle the problems caused by the pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEspirito Santo – RNpt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicaspt_BR
dc.titleAvaliação do plano de ação frente a pandemia de covid-19 na educação de jovens e adultos (EJA) de duas escolas da rede pública de ensino de Espírito Santo (Rio Grande do Norte - Brasil)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885365383105476pt_BR
dc.contributor.advisor1Maggi, Bruno de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6300925808406146pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo avaliar o plano de ação frente a pandemia de duas escolas da rede pública do Rio Grande do Norte, discutindo quais foram as estratégias que a comunidade escolar levantou para maximizar o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Ambos os planos de ação são muito claros quanto a importância de um plano dinâmico que seja constantemente revisado para atender a toda comunidade escolar, tanto no que diz respeito ao trabalho dos professores, como facilitando o processo de ensino aprendizagem, como auxiliando as famílias com as atividades que serão desenvolvidas em casa. Estratégias, metodologias, ferramentas de ensino e prospecções foram apresentadas em ambos os planos para mitigar os impactos do isolamento social, entretanto, nenhuma atividade, tópico ou questionamento em especial é levantado nos documentos como medida ativa para trabalhar com os alunos da EJA, mesmo este sendo um dos grupos mais dinâmicos na comunidade escolar. Desta forma, é percebido que embora a comunidade escolar esteja trabalhando de forma efetiva para minimizar os impactos da pandemia sobre o sistema educacional, é necessário revisar de forma mais efetiva todos os setores da educação, em especial aqueles que já possuem histórico alto de evasão (como a EJA) para garantir que, de fato, toda a comunidade escolar possa enfrentar da melhor forma possível os problemas causados pela pandemia.pt_BR


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