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dc.creatorMarcelino, Fabiana
dc.date.accessioned2019-05-29T14:34:49Z
dc.date.available2019-05-24
dc.date.available2019-05-29T14:34:49Z
dc.date.issued2018-01-01
dc.identifier.isbn978-85-94137-33-3pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1671
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.titleA criação dos Institutos Federais e o acesso de quilombolas no IFRN: análise da lei de n° 12.711/2012pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentReitoriapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoEste livro é resultado da dissertação de Mestrado “O acesso de estudantes quilombolas no IFRN: análise da Lei nº 12.711/2012”, defendida em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Tem como objetivo de analisar o acesso de estudantes ao Ensino Médio Integrado nos Campi do IFRN a partir da implantação da Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades e instituições federais de ensino estabelecendo reserva de vagas para estudantes que tiveram sua trajetória acadêmica em escolas públicas, e para estudantes pretos, pardos e indígenas. Esta pesquisa é direcionada para os estudantes residentes em comunidades quilombolas. Para sua efetivação, adotamos como metodologia de pesquisa a análise de aspectos da política e a abordagem qualitativa, com a utilização de entrevista semi-estruturada, análise documental, revisão bibliográfica. A análise dos dados extraídos indica que, em que se pese o esforço institucional para a efetivação da interiorização e inclusão social na escola, populações mais vulneráveis como os quilombolas ainda enfrentam fortes dificuldades de acesso.pt_BR


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