dc.creator | Costa, Renata Luiza da | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:32:20Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:32:20Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1358 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Rede e-Tec | pt_BR |
dc.subject | Educação Online | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Rede e-Tec: análise crítica da organização pedagógica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo refere‐se a resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica sobre a Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio da implantação do Programa Rede e-Tec. O foco do corrente texto é a análise pedagógica da Resolução CD/FNDE Nº 18/2010 em contraposição aos objetivos nacionais colocados para a EPT da Rede Federal. Fundamentados no referencial teórico da Teoria Histórico‐Cultural (VYGOTSKY, 1991; LIBÂNEO, 2006, 2011) realizamos uma análise crítica geral da organização pedagógica proposta para a Rede e-Tec nos Institutos Federais enfocando as atribuições docente e dos tutores dentro desse contexto. Como resultados parciais, explicamos que a relação do trio piramidal (professor → tutor → aluno), inserida na Rede e-Tec, não é suficiente para articular conteúdos e métodos numa didática online de forma a atender o perfil do egresso com formação integral, reduzindo-se a mais uma forma de ensino tecnicista e instrumental para atender ideais neoliberais. | pt_BR |