dc.creator | Abreu Júnior, Jupter Martins de | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T14:14:17Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T14:14:17Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1330 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Proeja | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a qualidade de ensino do PROEJA em instituições federais: tensões e desafios | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação como direito de todos instituída pela Constituição Federal (1988), e a existência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade para atender sujeitos de direito com características específicas, não são suficientes para promover mudanças no histórico de acesso desse público à educação de qualidade. Através de revisão bibliográfica e análise documental, o presente trabalho pretende refletir acerca da questão da qualidade de ensino de cursos médio técnico integrados inseridos no programa Proeja, assim como apontar os desafios e as tensões geradas pela implementação do programa em instituições federais. O referencial teórico utilizado abarca autores que estudam a EJA, como Di Pierro e Haddad, outros que têm o foco no Proeja, como Moura, além de autores que abordam a temática da qualidade em seus trabalhos, como Dourado e Oliveira. A presente proposta espera contribuir para que haja uma percepção mais adequada do processo de ensino- aprendizagem, assim como possibilitar um diagnóstico acurado do significado de qualidade de ensino num programa como o Proeja. | pt_BR |