dc.description.resumo | O que se propõe refletir sobre políticas públicas de formação profissional em Goiás, a partir da reconstrução de fragmentos históricos da educação profissional na área de abrangência do Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres – IF Goiano, desde a criação da CANG, na década de 1940 aos dias atuais. A investigação documental, bibliográfica e correlação de fatos históricos permitiu observar que, em diversos momentos, existiram preocupações com educação e profissionalização de jovens, presente desde a fase inicial analisada, pois o colono e sua família eram assistidos por uma rede de escolas rurais. No entanto há que se destacar que, já na década de 1960, a Escola Batista de Ceres desenvolvia ações de educação profissional agrícola de nível fundamental que metodologicamente se aproximava do Sistema Escola-‐Fazenda. Mais tarde, em 1995, foi criada a Escola Agrotécnica, atual IF Goiano -‐ Câmpus Ceres, instituição essa que passou por três transformações em sua legislação instituidora, o que trouxe impactos diversos conforme será analisado ao longo do presente texto. Entretanto, considerando sua metodologia de ensino, dentre outros fatores influenciaram, na opinião dos egressos informantes, para o desenvolvimento de um perfil cidadão do mundo. | pt_BR |