dc.creator | Medeiros, Dayvyd Lavaniery Marques de | |
dc.creator | Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:55:16Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:55:16Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1281 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Iniciação a docência | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.title | Produção do conhecimento sobre políticas de formação docente para a educação profissional: 2010 a 2014 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Profissional tem recebido atenção por parte dos estudiosos da área da educação,
entretanto, esse campo ainda carece de maior incidência de pesquisas para que possa ser melhor
entendido e que, sobre ele, apliquem-se iniciativas mais plausíveis de formação profissional.
Entendemos que para que haja uma prática efetiva de uma formação profissional emancipadora,
que forme sujeitos autônomos e atores em suas realidades, é necessário que os docentes tenham
consciência de seu papel nesse processo. Então, neste artigo, temos como objetivo mapear os
estudos que incidem sobre essa temática e dos conhecimentos produzidos na área da educação
profissional entre os anos de 2010 a 2014, considerando os seguintes descritores: Formação
de Professores e políticas de formação de professores para a Educação Profissional e Iniciação
à docência no PIBID. Utilizando os seguintes repositórios de produção de conhecimento no
Brasil: Banco de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES). As análises são de relevância para a construção do Estado da Arte desse
tema e integrarão, por sua possível relevância, o primeiro capítulo da dissertação de mestrado,
desenvolvida na linha de políticas públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional do IFRN. Logo, investigar as Políticas de Formação de Professores para a Educação
Profissional é uma iniciativa que contribui muito nessa empreitada. | pt_BR |