dc.creator | Moraes, Marcia Amaral Corrêa de | |
dc.creator | Ramos, Josiane Carolina Soares | |
dc.creator | Okuyama, Fabio Yoshimitsu | |
dc.creator | Nunes, Jaqueline Gomes | |
dc.creator | Pio, Gabrielli da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:09:22Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T19:09:22Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1256 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Regulação | pt_BR |
dc.subject | Gestão da educação pública | pt_BR |
dc.title | O SINAES nos institutos federais: adequação e pertinência no âmbito da avaliação institucional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) surgem como uma nova proposta
educacional, com o compromisso de unir a construção de conhecimentos à transformação
da sociedade. Esse caráter inovador dos IFs decorre das especificidades de sua identidade
institucional, caracterizado pela oferta curricular verticalizada da educação, a partir da educação
básica, passando pelo ensino técnico, formação inicial e continuada até os níveis superiores. Esta
complexidade de organização dos IFs cria a necessidade de diferenciarem-se das universidades,
pois estas especificidades produzem sua identidade singular. Atualmente o SINAES é a política
que avalia e regulamenta as instituições que ofertam educação superior. Esse estudo busca
identificar os desencontros entre o SINAES e os IFs no âmbito da avaliação. A análise parcial
da pesquisa mostra a existência de lacunas em cinco das dez dimensões avaliativas propostas
pelo SINAES, apontando a urgência da reflexão no conceito de verticalização, para que os
instrumentos de avaliação atendam às singularidades dos IFs. | pt_BR |