dc.creator | Lustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais | |
dc.creator | Souza, Francisco das Chagas da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:53:50Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:53:50Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1233 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | As licenciaturas nos institutos federais: a formação de professores ofertadas por instituições de educação profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo se propõe a analisar o panorama de criação dos Institutos Federais (IF), a partir da
Primeira República, e como as Licenciaturas ofertadas por eles contribuem para a formação de
professores para a educação profissional, tendo em vista que essas são instituições que ofertam
essa modalidade. Nossa metodologia será de tipo exploratória, e como técnica de pesquisa utilizaremos
a bibliográfica e documental, no intuito de não esgotar nossas possibilidades de entendimento
da relação existente entre os IF, a formação docente e a educação profissional. Nos
fundamentaremos em estudos de Cunha (2005), para discutir o panorama histórico dos IF; em
Kuenzer (2012), Machado (2011) e Lima (2014) para problematização da formação de professores
para a educação profissional. Concluímos que as Licenciaturas ofertadas pelos IF possuem
um hiato no que diz respeito ao papel desempenhado por elas, impendido o entendimento da
relação existente entre a formação docente e a educação profissional. | pt_BR |