dc.creator | Sena Neto, Bernardino Galdino de | |
dc.creator | Nóbrega, Suely Soares da | |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:52:19Z | |
dc.date.available | 2017-07-26T12:52:19Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1231 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Nacional - A produção do conhecimento em Educação Profissional | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Colegiados | pt_BR |
dc.title | Gestão participativa e educação profissional: o papel dos colegiados e conselhos de classe no IFRN | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como principal objetivo analisar os documentos que norteiam a prática
institucional dos colegiados e Conselhos de Classe no IFRN, explicitando sua metodologia e
avaliação com vistas à participação da comunidade acadêmica na construção de uma educação
profissional de qualidade. Para isso, optamos por desenvolver o estudo a partir dos documentos
que norteiam a prática institucional no IFRN e a participação social. Discute ainda os aspectos
históricos e políticos da gestão democrática no âmbito da educação brasileira. Assim, refletimos
sobre o papel dos colegiados e do conselho de classe para melhoria do processo de ensino e
aprendizagem na educação profissional. Os documentos do IFRN ratificam a importância da
gestão participativa na busca de uma educação de qualidade, contribuindo para discussão e
elaboração de propostas que corroborem com a formação cidadão do discente. | pt_BR |